Como ficar legalizado na Itália?

Perguntado por: rsilva3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Obter o Permesso di Soggiorno é a forma de como se legalizar na Itália. Neste período, o comprovante de pagamento da taxa do Permesso di Soggiorno, que deve ser processado por uma agência dos correios, serve como documento substituto, caso você seja parado pela polícia ou necessite provar a sua situação legal.

Alguns tipos de visto, além do de turismo, para permanência na Itália são os seguintes:

  1. Visto de estudo;
  2. Visto de trabalho;
  3. Visto para tratamento de saúde;
  4. Visto para competição esportiva;
  5. Visto de residência eletiva;
  6. Visto por motivos religiosos;
  7. Visto de adoção;
  8. Visto de investimento.

Mas, dependendo do número de pessoas que também entrarão no processo juntamente com você, esse valor pode ser consideravelmente reduzido. O preço e valor para um (1) requerente é de aproximadamente 6000 a 7000 Euros.

Vimos, portanto, que existem três formas de se ter direito à cidadania italiana: por descendência, casamento ou residência. Por outro lado, que são três as formas de se ter este direito garantido: pelo Consulado Italiano no Brasil, diretamente na Itália e via judicial.

Para fazer isso é simples. Basta ir a uma agência dos correios (poste italiane) que tenha um sportello amico e retirar gratuitamente um kit com os formulários necessários para a solicitação do permesso di soggiorno.

Caso você não tenha cidadania europeia e queira trabalhar no país, é preciso ter uma oferta de emprego para conseguir visto de trabalho. A empresa italiana deve enviar o contrato de trabalho para o profissional e este deve ir à Embaixada ou ao Consulado da Itália ainda no Brasil para solicitar o visto.

Se você deseja permanecer na Europa por mais de 90 dias, uma opção seria intercalar sua viagem entre países do Schengen e outros que não fazem parte desse acordo e não seguem as mesmas regras dos países do ETIAS. Dessa maneira, você poderia ficar legalmente na Europa sem ter que pedir um visto.

De acordo com a lei do país, qualquer descendente de italiano tem direito a essa cidadania, independente de quantas gerações tiverem passado. Isso é muito interessante, porque permite que você seja italiano mesmo que esse laço venha do seu tataravô ou até mesmo de um parente mais distante.

Quem tem direito à dupla cidadania italiana? De modo simples, tem direito à cidadania italiana todo aquele que for descendente de um italiano. Claro, essa não é a única forma de se tornar um cidadão italiano, seja por descendência, casamento ou residência, os direitos e deveres são os mesmos!

Aqui estão as dez principais:

  • Morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia.
  • Acesso ao espaço Schengen.
  • Estudar na Europa.
  • Acesso à saúde pública e gratuita italiana.
  • Se aposentar na Itália.
  • Passar a cidadania italiana para futuras gerações.
  • Entrar no Estados Unidos e Cadaná apenas com o visto ETA.
  • Qualidade de vida.