Para que serve o CPF no cadastro do chip?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda.

Anatel exigirá mais que CPF no cadastro de linhas celulares para evitar fraudes. Cadastrar uma linha pré-paga no Brasil é muito fácil: basta comprar um chip em uma farmácia ou banca de jornal, inserir no aparelho e digitar o CPF.

Até 2020, agência vai exigir mais dados para habilitar linha e implantar sistema de validação digital. Hoje, é possível registrar um celular pré-pago no nome de qualquer pessoa —basta ter o número do CPF.

Não há um limite acerca de quantos chips você pode ter cadastrados em seu CPF. Mas, como explicamos anteriormente, é interessante que você verifique junto às operadores e desative aqueles que já não usa mais ou não identifica como sendo seus.

Como ativar um chip SIM no celular

  1. Insira o chip no celular e reinicie o aparelho;
  2. Aguarde receber um SMS com seu número;
  3. Em seguida, basta entrar em contato com sua operadora — ligue para a operadora escolhida e se cadastre para começar a usar seu novo número.

Acesse o site Cadastro Pré via navegador, no celular ou no PC.

  1. Passo 2. Na tela inicial, clique na opção “Consulta”.
  2. Passo 3. Digite o número do seu CPF.
  3. Passo 4. Marque os campos “Não sou um robô” e “Aceito os termos e condições”.
  4. Passo 5. Clique em “Consultar”.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar).

Se optar por habilitar por canais remotos, há limite de cinco a dez chips, a depender da prestadora, mediante apresentação de dados cadastrais e confirmação de informações associadas ao CPF. O cadastramento de linha em nome de terceiros constitui fraude, que pode ser punida nas esferas civil e criminal.

Para solicitar a troca de títularidade é necessario que o títular da linha entre em contato com atendimento 1052 com os dados cadastrais em mãos e solicite a troca. É necessário ter em mãos nome comleto, cpf, RG e Cep do local onde mora tanto do titular atual quanto do novo titular da linha.

No caso de compras com o seu CPF, o primeiro passo é procurar a empresa que forneceu o crédito e também o banco para alertar sobre o uso indevido. Para evitar maiores danos materiais e morais, é imprescindível realizar um boletim de ocorrência (B.O) e notificar o acontecimento no sistema do SPC Brasil.

Excluir dispositivos cadastrados no app Caixa

  1. Acesse o aplicativo da Caixa e faça login utilizando seus dados pessoais;
  2. Procure a opção “Senhas e configurações”;
  3. Clique em “Gerenciar dispositivos”;
  4. Selecione “Dispositivos cadastrados”;
  5. Selecione o dispositivo que você deseja desconectar;
  6. Clique em “Excluir dispositivo”.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Sim, você pode combinar dois números de telefone separados em um único dual SIM com um dispositivo que possui eSIM, incluindo: Dois números pessoais que estão no mesmo plano.