Para que serve o cabo WPS?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas. Na parte técnica, essa ferramenta grava um código com oito dígitos no modem, para acessar a rede. Assim, basta apertar o botão do WPS que o seu dispositivo já se conecta automaticamente.

WPS significa Wi-Fi Protected Setup, ou em português, Configuração Protegida de Wi-Fi. Corresponde a um padrão (um botão presente em muitos roteadores) que tem como objetivo facilitar a conexão de um dispositivo sem fio com um roteador, sem ser necessário inserir uma senha.

Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.

WPS, sigla de Wi-Fi Protected Setup, ou "configuração protegida de Wi-Fi", é uma forma de facilitar a conexão de um dispositivo com o roteador do usuário. Através desse botão, a pessoa não preciso configurar, conectar e inserir uma senha para acessar uma rede.

digite o endereço IP do roteador no seu navegador e entre com seu admin e senha nas configurações; vá em "Interface setup" e clique em "Wireless" ou "rede sem fio"; clique em "Use WPS" e veja se há a marcação de "Yes/Sim".

Ao usar o botão WPS para definir a rede sem fio, as configurações de segurança podem mudar. Para evitar isso, bloqueie a opção WPS para as configurações de segurança sem fio atuais. O nome da opção pode diferir dependendo do ponto de acesso (ou roteador sem fio) que você está usando.

Nota: Para verificar se o seu roteador está habilitado para WPS, procure por um botão marcado como WPS no seu roteador ou ponto de acesso. Se não houver um botão no hardware, pode haver um botão WPS virtual no software para o dispositivo. Consulte a documentação do seu produto de rede para obter detalhes.

WPS – indica que a função WPS está ativada. Aceso – indica que o serviço de telefonia está ativado. Piscando – indica que a linha telefônica está em uso. Apagado – indica que o serviço de telefonia não está habilitado.

6 dicas para configurar o roteador Wi-Fi

  1. Conecte o roteador ao computador via cabo. ...
  2. Conecte-se no painel de administração do roteador. ...
  3. Crie um login e senha para a sua rede. ...
  4. Conecte a sua rede no roteador. ...
  5. Configure a conexão de sua rede. ...
  6. Teste a conexão e a velocidade da Internet.

WPA2-AES

A melhor opção de segurança Wi-Fi para o seu roteador é o WPA2-AES. O WPA2-TKIP pode aparecer como opção, mas não é tão seguro. O WPA2-TKIP é, no entanto, o segundo mais seguro, seguido pelo WPA e, por último, o WEP.

Nos aparelhos existem senhas padrão, na parte de trás ou superior. Dentro das configurações Wireless do seu aparelho estará a opção desligar função WPS, caso esteja disponível.

Encontrou o botão WPS? Então coloque o repetidor da TP-Link na tomada mais próxima ao roteador e espere a luz LED do wireless acender. Volte ao roteador, e aperte o botão WPS. Em seguida, vá para o repetidor e pressione o botão que tem o símbolo de cadeado.

Entenda: ao resetar o seu roteador/ONU, causará um problema ainda maior do que a falta de conexão! Isso irá desconfigurar o seu equipamento fazendo com que você perca os padrões estabelecidos para a sua rede, deixando a sua conexão sem segurança e tornando a reprogramação mais demorada...

A redes locais sem fio são conhecidas como WLAN (em inglês, Wireless Local Area Network). Neste caso, são usadas ondas de rádio para conectar os dispositivos por meio da internet.