Para que é bom leite quente com mel?

Perguntado por: aalmeida5 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Não é novidade que o leite é excelente para a saúde dos ossos devido à grande quantidade de cálcio que possui. Quando misturado ao mel, pode ser melhor ainda, pois o mel promove a melhor absorção do cálcio, além de conter grande potencial anti-inflamatório e antioxidante.

A bebida contribui também na melhora do sono e reduz a quantidade de vezes que a pessoa acorda no meio da noite. Um estudo feito por pesquisadores iranianos em um hospital mostrou que pacientes que beberam leite morno e mel por três dias sentiram melhoria nos sono.

Antes de dormir deve-se comer alimentos leves de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana com nozes ou leite com mel, por exemplo. Veja também uma lista de alimentos que facilitam o sono.

Modo de preparo

  1. Derrame o leite em uma xícara.
  2. Adoce com mel.
  3. Adicione canela por cima.

O leite combinado com um pouco de mel se transforma em um antibiótico natural excelente para combater a tosse e outros sintomas associados aos transtornos pulmonares.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Graças ao triptofano, cálcio e magnésio dos laticínios, beber leite morno antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor. De acordo com o médico Dasgupta, o calor torna a bebida mais calmante e mais fácil de digerir.

O calor ainda tem outro papel importante: facilita processos de digestão e absorção, o que é benéfico para os nutrientes presentes no leite proporcionarem seus benefícios.

Tomar leite com mel todas as manhãs melhora muito a resistência do corpo. Porque o leite contém proteínas e o mel conta com carboidratos que são necessários e requeridos para estimular o metabolismo. Por isso, tomar leite diariamente será de grande ajuda, independentemente da idade.

O mel também inibe o crescimento de diferentes bactérias, vírus e fungos patogênicos, ou seja, apresenta atividade antimicrobiana. Esta ação tem sido atribuída tanto à sua atividade enzimática quanto à presença de certos compostos com esta atividade antibacteriana (álcoois, terpenos, ácidos, etc).

O chá para dor de garganta de limão com mel é um dos mais usados para o alívio de sintomas. O mel tem propriedade antisséptica, antioxidante, expectorante e pode atuar acalmando as vias respiratórias. Já o limão, é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e também tem propriedade antioxidante.

Mel. Produzido pelas abelhas, o mel é um alimento que, segundo a ciência, pode auxiliar no alívio de infecções que acometem o trato respiratório, como tosses e dores na garganta. Isso se deve graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias naturais. Pode ser consumido in natura ou misturado com chás.

O potencial antiinflamatório do mel o faz capaz de, não apenas inibir inflamações, mas também reconstruir novos tecidos na região da garganta. Por isso ele atua como um agente amenizador da dor.

A mistura clássica é conhecida por ser calmante e reconfortante – perfeita para ser ingerida antes de dormir. Além de saborosa, é rica nas propriedades dos dois ingredientes. Portanto, é repleta de proteínas, vitaminas e antioxidantes provenientes tanto do leite quanto do mel.