Como se pega o vírus da gripe?
A gripe pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa doente: As gotículas de líquido com o vírus são espalhadas pelo ar; Você também pode espalhar o vírus ao proteger a boca, ao tossir ou espirrar, em seguida segurar algum objeto.
Quanto tempo transmite o vírus da gripe
O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.
Como evitar a transmissão da gripe para outra pessoa
manter a distância das outras pessoas; não compartilhar objetos; usar álcool em gel para higienizar as mãos; utilizar máscaras quando precisar sair.
Como saber se a gripe é bacteriana ou viral
Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.
Como saber se é gripe ou resfriado
Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.
O que pode piorar a gripe
Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos ultraprocessados. Alimentos muito gordurosos. Alimentos muito condimentados. Álcool.
Qual fruta que é bom para gripe
Algumas pessoas podem apresentar irritação na garganta ou no estômago ao consumir frutas cítricas, se esse é o seu caso, evite; Frutas como a banana e o mamão são ricas em fibras, um componente de difícil digestão. Por isso, tenha cuidado ao consumi-las quando estiver gripado.
O que não pode comer quando está com gripe
Confira uma lista do que não pode comer se quando está gripado se deseja uma recuperação mais rápida e tranquila:
- bebidas alcoólicas;
- café;
- laticínios;
- açúcar;
- comidas apimentadas e muito condimentadas.
Quando a gripe é preocupante
Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).
Quando a gripe evolui para pneumonia
“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.
Como saber se a gripe evolui para pneumonia
A piora da falta de ar e o cansaço excessivo são sintomas clássicos de que a gripe está se agravando para o início de uma pneumonia. A cor do catarro também é importante para a identificação da doença. Inicialmente o catarro branco não indica maiores implicações, pois resulta de um processo inflamatório inespecífico.