O.que.comer.pos.treino?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Leite, iogurte, queijo, carnes magras (frango, por exemplo), peixe ou ovos são algumas fontes proteicas que deve incluir na sua alimentação pós-treino. No entanto, a ingestão de proteína nesta fase deve ser moderada, pois, quando em excesso, dificulta os processos bioquímicos de recuperação do corpo.

Carboidratos: batata inglesa, batata-doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cenoura, grão de bico, feijão preto, quinoa, lentilha, aveia, macarrão integral, arroz integral e pão integral. Frutas: melancia, maçã, melão, morango, abacate, banana, manga e laranja. Proteína: ovos, frango, peixe, iogurte, queijos e brancos.

No pós-treino, o importante é reabastecer o corpo com alimentos saudáveis, que vão repor os nutrientes perdidos. Carboidratos integrais recuperam a sua energia, enquanto proteínas magras ou ricas em gorduras boas, como o salmão, ajudam no desenvolvimento muscular.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

O ovo é uma excelente fonte de proteína, enquanto o pão é o carboidrato da refeição. Prefira a versão integral, que tem mais fibras (mais saciedade e auxilia no bom para o funcionamento do intestino). Escolha duas fatias de pão de forma integral e 2 ovos.

Os carboidratos são a maneira mais eficiente de fazer essa reposição. Por isso, valorize o consumo de uma fonte leve desse nutriente – pães integrais, massas e frutas são ótimas opções – combinada com sua proteína favorita.

Comer alimentos pesados e gordurosos
Por isso, no pós-treino, o ideal é ingerir alimentos com carboidratos e proteínas, que ajudam na reposição da energia e na restauração muscular. Também evite ficar muito tempo sem comer após o treino. O mais indicado é fazer uma refeição em até 30 minutos depois das atividades.

Deixar de fazer o alongamento
Ao terminar a sua série de exercícios, não deixe de fazer o alongamento dos músculos com os quais você acabou de trabalhar. Isso garantirá que o seu processo de recuperação seja mais rápido, que o seu corpo fique mais flexível e também melhorará o seu crescimento muscular.

Alimentação no pré-treino: frutas, leite vegetal (aveia, castanha-do-pará, arroz) batido com frutas e aveia, fruta + aveia e mel (vegetarianos); Pós-treino: iogurte de soja com cereais, tofu grelhado, pães com patê de soja/húmus, queijo de aveia + pães.

A amora é mais uma opção rica em proteínas, já que 200 g da fruta contém cerca de 2 g de proteínas. Além disso, esta pequena e vermelha fruta pode ser uma boa fonte de fibra.

O consumo de carboidrato pós-treino à noite, por exemplo, auxilia na melhor recuperação e manutenção dos depósitos de energia do corpo, mas procure comer porções moderadas e de menor índice glicêmico.

E se, no lugar da água, dos isotônicos ou suplementos, a opção pós-treino fosse um copo de leite? A ideia já vem sendo discutida há alguns anos e há diversas pesquisas que descrevem que o leite pode ter, sim, benefícios quando consumido depois dos exercícios físicos.

melancia

No pós-treino. Uma das melhores frutas para quem treina. A melancia é composta por 90% de água, rica em vitaminas A, C e B6 que fornece energia para o corpo, além de ter propriedades como, zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio. No pós-treino, a melancia ajuda na completa hidratação, como um isotônico natural.

Veja algumas dicas abaixo para seguir firme nos seus objetivos:

  1. Alongamento. Ter o hábito de se alongar depois do treino é fundamental, pois os músculos se alongam melhor quando estão “quentes”. ...
  2. Use um rolo de espuma. ...
  3. Beba água. ...
  4. Faça um lanche pós-treino. ...
  5. Tome um banho frio.