Como fazer agachamento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Segure um halter com as duas mãos e deixe os braços estendidos à frente do corpo; Em seguida, agache descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas, e volte sem estendê-los totalmente; Por fim, retorne à posição inicial para repetir o agachamento.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Treino que propões o trabalho com coxas, em especial os quadríceps e glúteos. É um exercício unilateral, ou seja, trabalha uma perna de cada vez. - Para realizar o exercício, fique de pé à frente de um banco, e apoie o peito de um dos pés no banco. - Mantenha a coluna sempre ereta, faça o movimento de agachamento.

Procure manter o peso do corpo nos calcanhares e não nos dedos do pé. Isso vai te ajudar a executar o movimento corretamente. Lembre-se: o agachamento se trata de um movimento de quadril, e não de joelho! Por isso preste atenção para não movimentar os joelhos pra frente, eles nunca devem passar da ponta dos seus pés.

Agachamento para iniciantes – Simples
Então, estique os braços a frente do corpo, mantenha a coluna ereta e levante. Depois faça o movimento para sentar-se. Se você ainda está se acostumando com o movimento, o ideal é sentar e levantar até ter mais segurança.

Embora existam inúmeras razões possíveis para músculos inferiores encurtados, o motivo mais comum é ficar sentado demais, o que restringe os flexores do quadril a uma posição anormalmente comprimida. Com o tempo, esses músculos se tornam mais curtos e rígidos, causando dor e limitando o potencial de movimento total.

Para que serve agachamento todos os dias
Dependendo da variação, ele pode ser importante para diversos objetivos. E tanto é verdade que ele tem feito parte do treinamento de atletas de quase todos os tipos de esportes, das lutas até as corridas. E com base na intensidade, o agachamento emagrece.

Além disso, esse tipo de exercício é muito benéfico para os quadris e tornozelos, e também contribui para uma melhor postura, flexibilidade e equilíbrio. Os agachamentos são uma maneira segura e eficaz de melhorar a mobilidade sem sobrecarregar as articulações e podem ser feitos em qualquer lugar e hora.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Agachamento afundo nada mais é do que um tipo de agachamento unilateral. Ele é um dos que mais exige força, equilíbrio e resistência física, mas também é um dos agachamentos mais eficientes para glúteos, sabia?

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.

Se o seu objetivo for ganhar massa nos quadríceps e no core, por exemplo, então os agachamentos frontal e livre com barra alta são os mais indicados. Agora, se o foco são só os glúteos, aí o agachamento afundo pode ser a melhor pedida.

Agachamento
Para realizá-lo, deixe os pés paralelos ao quadril e contraia bem o abdômen para não sobrecarregar a lombar. Jogue os glúteos para trás, como se estivesse sentando em um banco, e desça com as costas retas até formar um ângulo de 90° nos joelhos. Suba novamente, sempre olhando para a frente.

Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá. Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

“O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força. Trabalha os membros e músculos inferiores de uma forma bem completa, além de fortalecer nosso core [músculos que suportam e estabilizam a bacia, pelve e abdome]”, afirma Gabriel Forte, educador físico da Alice.