Onde ou aonde 7 ano?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

O advérbio aonde normalmente está acompanhado por verbos que indicam movimento, como ir, chegar, retornar, voltar, entre outros. O advérbio onde normalmente está acompanhado por verbos que indicam estado ou permanência.

Onde significa “em que lugar” e deve ser usado quando o verbo da frase sugerir permanência (está onde). Aonde é sinônimo de “para que lugar” (a + onde). Assim, deve ser usado quando o verbo da frase sugerir movimento (vai aonde).

A diferença dos dois termos está justamente na sua condição de lugar fixo ou de ação continua: Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

Local estático (verbo indicando parado), ficar, morar, estar e etc… Local em movimento(verbo indicando movimento), ir, dirigir, voltar e etc… ATENÇÃO: Onde e aonde só podem ser usado quando se fala de lugares físicos, pois lugares abstratos não se deve usar nem “onde” e nem “aonde”.

Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos:

  • “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir.
  • “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.

O advérbio “onde” é utilizado quando nos referimos a um lugar de paragem e de permanência, onde algo/alguém está (Ex.: «Onde vive o João?») e o advérbio aonde é usado em situações que indicam o destino de um movimento, deslocação a um lugar («Aonde vais à noite?»).

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

O uso do Onde na Redação
Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar.