Onde nasce o rio Tapajós?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

O rio Tapajós é um rio que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e desagua no rio Amazonas, ainda no estado do Pará, em frente à cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém. O nome Tapajós é originário de uma tribo indígena a beira do rio.

estado do Mato Grosso

Pertencente à bacia amazônica, o canal do baixo Tapajós corresponde à parte final do rio, que nasce no estado do Mato Grosso e deságua no Amazonas.

O rio Tapajós é um dos grandes afluentes da margem direita do rio Amazonas. Nasce da confluência dos rios Juruena e Teles Pires, na fronteira entre Mato Grosso e Pará, e deságua 840 quilômetros depois em uma região da várzea formada por extensos lagos.

A Floresta Nacional do Tapajós está localizada no oeste do Estado do Pará, no município de Belterra. A cidade de Santarém/PA é o principal centro urbano que interliga aos meios de acesso a Unidade de Conservação.

Possui 843 km de extensão até a confluência com os rios Teles Pires e Juruena, na divisa dos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso, e sua foz, em Santarém (PA), está a 950 km de Belém (PA) e 750 km de Manaus (AM).

Útil? Até onde sei as águas não se misturam devido a diferença de densidade e temperatura dos rios. Enquanto o Tapajós tem águas mais claras, o Amazonas tem uma água mais escura e barrenta. Os dois correm lado a lado durante alguns quilômetros, o que pode ser visualizado da própria margem do rio.

O rio Tapajós tem água clara, visto de cima, o tom da água é azul-esverdeado. Mas há alguns meses, a coloração é amarelada, como se a água estivesse tomada por barro.

Um deles, cabo Leonardo de Oliveira, vindo do Mato Grosso, adentrou em 1742, chegando a boca do rio Tapajós.

No caso específico aqui, faço referência ao estudo do Tenente Rufino Luiz Tavares (1830-1897) sobre o rio Tapajós, publicado em 1876, e que se apresenta como principal documento de análise. A primeira observação é de quem estamos falando.

No rio Tapajós é comum a garimpagem feita no próprio leito do rio, com a utilização de balsas e dragas que extraem o ouro do fundo do rio e jogam a lama contaminada na água. A agressão ao ecossistema aquático é mais grave e o assoreamento do rio mais rápido.

Além disso, o rio Tapajós é o único dos grandes afluentes da margem direita do rio Amazonas ainda não represado para produção de eletricidade em larga escala. Atualmente, porém, a bacia do rio Tapajós é considerada a grande fronteira hidrelétrica e de desenvolvimento econômico na Amazônia.

Rio Tapajós

O Rio Tapajós é um importante fluxo de águas do Brasil, ele nasce no estado do Mato Grosso, percorre parte do Estado do Pará e deságua no Rio Amazonas. Ele tem 840 Km de extensão e vale a pena fazer passeios de barco pelo rio e explorar toda a região próxima de Santarém.

Os tapajós são um grupo indígena brasileiro, com remanescentes na área urbana de Santarém e na vila de Alter-do-Chão, no século XVII controlava uma extensa área entre os municípios de Juruti e Prainha , no estado brasileiro do Pará.

A velocidade, temperatura e diferenças químicas fazem o Rio Negro e o Rio Solimões não se misturarem, em Manaus. Os dois rios formam o fenômeno natural Encontro das Águas, um dos principais pontos turísticos do Amazonas.