Qual o rio mais profundo do mundo?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.

O rio mais fundo do Brasil é o rio São Francisco. Ele tem um profundidade média de 958 metros.

220 m

rio Correntoso

O rio Correntoso, que liga o lago de mesmo nome ao lago Espejo, é considerado o rio mais curto do mundo. Da ponte que existe, pode-se ver as duas extremidades do rio, cerca de 200 metros. É um rio raso, de águas límpidas e em algumas ocasiões é possível ver centenas de trutas migrando de um lago a outro.

100 m

A profundidade média do Amazonas é de 50 metros, sendo que, em seu ponto mais profundo, apresenta 120 metros. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.

11.034 metros

Muitos são os mistérios que cercam os mares e oceanos espalhados pelo planeta, entre eles, o mais profundo do mundo. Localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas, a Fossa das Marianas é considerado o local de maior profundidade do mundo, alcançando 11.034 metros de profundidade.

Um oceano pode ter até cerca de 11 quilômetros de profundidade — cerca de 2 mil metros a mais do que o Monte Everest tem de altura! As águas dos oceanos escondem enormes formações submarinas, cujas dimensões podem até superar as de pontos mais altos da superfície.

Rio São Francisco

100% brasileiro
O Rio São Francisco que na origem indígena é chamado de “Opará” ou “Pirapitinga”, abastece boa parte da região Nordeste e produz energia por meio das usinas hidrelétricas. É um rio de relevância cultural, econômica e social para todo o país.

O Rio Paraíba do Sul está com 3,20 m de profundidade, sendo que geralmente é de 2,5 m, ou seja, 70 cm acima do nível normal. Não há risco de transbordar.

A profundidade média do Amazonas é de 50 metros. Em seu ponto mais profundo, a 120 metros, a estátua da Liberdade, de 91,5 metros, desapareceria. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.

62 m