Onde Lula estava no dia 8 de Janeiro?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Durante o dia 8, Lula foi fotografado em Araraquara, onde também fez um pronunciamento após ser informado sobre os atos de vandalismo nas sedes do Congresso Nacional, STF e Planalto. Na ocasião, ele afirmou estar convencido de que os atos terroristas foram financiados por empresários defensores de um golpe do Estado.

Lula de fato visitou Araraquara, mas à tarde: ele embarcou às 14h para a cidade do interior paulista para verificar estragos causados por fortes chuvas na região.

Militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que aparecem nas imagens da invasão ao Palácio do Planalto durante os ataques golpistas de 8 de janeiro afirmaram à Polícia Federal (PF) que não tinham informações sobre a gravidade dos atentados e buscaram retomar o controle do prédio antes de efetuarem prisões.

A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), desacelerou no período, com taxa anual partindo de 5,90% em dezembro de 2022 para 3,40% em junho.

Lula, entretanto estava em Araraquara quando os invasores tomaram a Praça dos Três Poderes. A agenda do presidente mostra que Lula saiu de Brasília na sexta-feira, dia 6, às 18h, em direção à cidade de São Paulo.

Os ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília foram uma série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas que invadiu edifícios do governo federal em Brasília com o objetivo de instigar um golpe militar contra o governo Lula e restabelecer Jair ...

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo das imagens de circuito interno do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, data em que golpistas invadiram e depredaram o prédio.

“A turma das fake news conseguiu inventar que eu estava dentro do Palácio do Planalto com os golpistas. É muito desespero, gente!”, postou. A turma das fake news conseguiu inventar que eu estava dentro do Palácio do Planalto com os golpistas.

Nesta quarta-feira (19), a CNN divulgou imagens exclusivas que mostram o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro do palácio do Planalto durante a invasão do prédio que ocorreu em 8 de janeiro.

quero receber no Telegram
Antes da França, Lula foi a Roma e ao Vaticano. Desde que assumiu o Planalto em janeiro, o petista passou ao menos 31 dias fora do Brasil. Já foi para 12 países em seu novo mandato. Sua viagem internacional antes do atual giro pela Europa foi para a cúpula do G7, em Hiroshima (Japão).

O tempo no exterior foi o mesmo de Dilma Rousseff durante os 120 dias iniciais de seu primeiro mandato, segundo a biblioteca da Presidência da República. No começo de sua primeira passagem pelo Planalto, Lula ficou oito dias longe, e Fernando Henrique Cardoso, 11 dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na tarde desta segunda-feira (14) para Assunção, no Paraguai. O petista participará, na terça (15), da cerimônia de posse do novo presidente paraguaio, Santiago Peña.

Durante os anos do governo Lula, o PIB brasileiro teve um crescimento médio de 4% ao ano |3|. Esse cenário de crescimento econômico, conforme citado, ancorou-se, sobretudo, no crescimento das exportações de matérias-primas e commodities do Brasil para nações em vertiginoso crescimento, como a China.

Entre 2019 e 2022, preços ficaram mais altos em 26,93%; pandemia foi principal motor de alta. A inflação oficial do país observada entre 2019 e 2022 ficou em 26,93%, no maior patamar para um mandato desde o primeiro governo de Dilma Rousseff, que aconteceu entre 2011 e 2014 (27,03%).

A inflação mais baixa do período ocorreu no primeiro governo Lula, 5,51%, segundo cálculos do Banco Brasil Plural. O primeiro mandato de Lula teve IPCA médio de 6,43%. Nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso, a inflação foi de 9,71% e 8,78%, respectivamente.