Onde foi criado o Dia dos Pais?

Perguntado por: tpeixoto9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai.

Apesar da popularização nos Estados Unidos no começo do século 20, acredita-se que a ideia de celebrar os pais começou há mais de 4 mil anos, na Babilônia, quando Elmesu criou um tipo de cartão de argila para desejar sorte e saúde ao pai, o rei Nabucodonosor.

Dia dos pais no Brasil
A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães.

Sua ideia de criar uma data comemorativa para os pais surgiu quando ela assitiu a um sermão em sua igreja sobre a recém-criada data dos Dia das Mães, idealizada pela norte-americana Anna Jarvis e comemorada pela primeira vez em 1908.

Anna Jarvis

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Ele foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905. Sua criação oficial aconteceu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson.

Ser pai, significa para mim, a continuação dos nossos ancestrais. É ser responsável pelo desenvolvimento da criança que você quis colocar no mundo. É estar presente sempre no crescimento da criança, colocando-a como prioridade na nossa vida.

O Dia dos Pais nos EUA é comemorado no terceiro domingo de junho. As famílias costumam homenagear os pais com presentes, cartões, almoços especiais e atividades em família, como passeios ao ar livre. Assim também é no Reino Unido, na Austrália e na França.

A primeira comemoração aconteceu no aniversário de William, no dia 19 de junho. Após a disseminação da data, o então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, oficializou, em 1966, o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais, e o presidente Richard Nixon, em 1972, o transformou em feriado nacional.

1953

No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto.

E foi em 1909, que sua própria filha Sonora sugeriu a ideia de um dia especial e reservado para homenagear os pais à Associação Ministerial de Spokane, em Washington.

Inicialmente, a data escolhida era 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebrava São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus. O dia dedicado ao santo mudou, mas o oitavo mês do ano fez sucesso entre os comerciantes que ganharam um período para aquecer as vendas.