Onde ficava o Jardim do Éden?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Recentes investigadores têm tentado encontrar o Jardim do Éden através de informações geográficas presentes no Génesis (II, 10-14). É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

Isso é verdade com relação à forma como ele foi criado – Deus o formou do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida (verso 7 do capítulo 2). Assim, podemos inferir que Adão morreu (verso 5 do capítulo 5) voltando à terra. Seu “corpo, aquele torrão de barro, retorna à sua própria terra”.

A árvore da vida ficava no meio do jardim do Éden, junto à árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando o homem pecou, Deus o expulsou do Éden para não comer da árvore da vida. Quando Deus criou o Éden, Ele colocou a árvore da vida no centro do jardim (Gênesis 2:8-9).

A palavra hebraica 'pardés', cuja raiz nos lembra o 'paraíso', significa 'jardim'. O termo composto 'Gan 'Eden', 'jardim das delícias' (Gênesis 2:8-14), foi usado para definir tanto o paraíso terrestre quanto o paraíso celestial.

Significado de Éden
substantivo masculino [Religião] Região descrita na Bíblia como o lugar onde Deus criou um jardim para Adão e Eva; paraíso. [Por Extensão] Local cujas características indicam o paraíso como um lugar ideal, perfeito, tranquilo e pacífico (com inicial minúscula): aquele resort era um verdadeiro éden!

O Jardim do Éden “permaneceu sobre a terra” muito depois de Adão e Eva terem sido banidos (Gênesis 3:23) (Ellen White, Heaven 77.1). Seus descendentes foram “permitidos por muito tempo contemplar o lar da inocência”. Mas “sua entrada [was barred] pelos anjos vigilantes” (Ellen White, Heaven 77.1).

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

maçã

A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano. O relato original, contudo, não menciona nome algum. Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal".

Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

Uriel - O Arcanjo protetor dos portões do Éden.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Ao lermos, ponderarmos e orarmos, virá à nossa mente a visão dos três jardins de Deus: o Jardim do Éden, o Jardim do Getsêmani e o Jardim do Sepulcro Vazio, onde Jesus apareceu para Maria Madalena.

Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pison, Giom, Hidequél e Eufrates. Estes rios simbolizam quatro estágios em nossa caminhada de Éden até a Jerusalém celestial seu lugar de propósito.

Apesar disso, novas pesquisas indicam que essa mulher viveu entre 99 mil e 148 mil anos atrás, enquanto o precursor do homem habitou a Terra entre 120 mil e 156 mil anos atrás. Os resultados foram publicados na edição de sexta-feira (2) da revista "Science".