Onde fica o vulcão de Poços de Caldas?

Perguntado por: lgomes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Inserida na área rural de São João da Boa Vista, abriga em torno de 470 pequenas propriedades rurais, com média de 20 hectares cada uma.

A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas.

9500 metros

A Rota do Vulcão tem uma extensão de 350km com um acúmulo de altimetria é de mais de 9500 metros, e percorre por 13 munícipios entre São Paulo e Minas Gerais: Poços de Caldas, São Roque da Fartura/SP, Águas da Prata/SP, Andradas/MG, Ibitiura de Minas, Santa Rita de Caldas/MG, Caldas, Pocinhos do Rio Verde/MG, Santana ...

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Pompeia foi uma cidade romana que ficou notabilizada por ter sido palco de uma grande erupção vulcânica, que aconteceu no Monte Vesúvio e foi responsável pela destruição da cidade, bem como pela dizimação de sua população.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.

Na Hora do Rancho, bebidas sem álcool para refrescar o calor. Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos.

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo. Após 38 anos adormecido, o gigante acordou, no final de 2022.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.