Onde estava Paulo quando escreveu a carta aos Efésios?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Nessa época, Paulo estava em prisão domiciliar, mas tinha liberdade de receber visitas e de ensinar o evangelho (ver Atos 28:16–31).

A epístola aos Efésios foi escrita por Paulo, durante sua primeira prisão em Roma, datada entre 60 e 63 DC. A maior parte das recomendações do apóstolo refere-se à posição da igreja em relação a Cristo.

Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.

Paulo, em sua terceira missão, ensinou em Éfeso durante dois anos, tendo convertido muitas pessoas (At. 19:10, 18). Aqui, ele conferiu o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos (At.

Éfeso era uma cidade rica, confluência de rotas e caminhos, caravanas e povos, por terra e por mar, logo atraía gentes e ideias de todo o mundo antigo, como se pode verificar no carácter cosmopolita e internacional dos seus habitantes, que para mais eram basicamente de idioma grego, a língua franca da época.

Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Em Atos 19:7–10, lemos que Paulo continuou a pregar em Éfeso por mais de dois anos. Leia Atos 19:11–12 e identifique os milagres que Deus realizou por intermédio de Paulo. Uma doutrina que podemos aprender com esse relato é que uma das maneiras de Deus manifestar Seu poder é por meio de Seus servos autorizados.

Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.

Éfeso é uma antiga cidade da Turquia, um verdadeiro museu ao ar livre, que foi por muito tempo na antiguidade a segunda mais importante cidade do Império Romano. As ruínas da cidade de Éfeso compreendem um dos maiores museus arqueológicos do mundo ao ar livre.

As ruínas históricas de Éfeso ficam na cidade de Selçuk, na Província de Esmirna. Localizada no sudoeste da Turquia, a área é conhecida pelas belas praias banhadas pelo Mar Egeu. A distância de Istambul é de 530 km.

No itinerário de ida eles atravessaram Perge e pregaram somente em Antioquia da Psídia na sinagoga, conforme v. 13.13-14.