Onde dói a cefaleia tensional?

Perguntado por: lnogueiras . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Na cefaleia tensional, o paciente sente como se tivesse uma faixa apertada ao redor de sua cabeça e pescoço, causando o incômodo da dor de cabeça. Ainda, alguns pacientes relatam forte pressão na cabeça, que pode se espalhar ou permanecer em uma parte apenas, como a testa, as têmporas ou a nuca, por exemplo.

Como é a dor de cabeça tensional?

  1. Dor nas laterais da cabeça;
  2. Sensação de pressão em toda região da cabeça;
  3. Dificuldade em manter o foco;
  4. Irritabilidade;
  5. Intensidade da dor variando entre leve e moderada;
  6. Normalmente, a dor acontece ao fim do dia.

Sintomas de cefaleias tensionais
Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalham por toda a cabeça. Essas cefaleias podem ser episódicas ou crônicas. Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês.

O remédio mais usado para combater a dor de cabeça forte é o analgésico, devido ao seu efeito de inibição da dor. Anti-inflamatórios não esteroides também podem ser indicados. Quando a causa da cefaleia tensional é a tensão muscular, o uso de um relaxante muscular por períodos curtos também pode ser útil.

Os principais, neste caso, são à base de ciclobenzaprina (como Miosan ou Musculare), à base de carisoprodol (como Mionevrix), ou à base de Dorflex (orfenadrina).

Uma cefaleia tensional provoca dor entre leve e moderada, como se se tratasse de uma fita apertada em torno da cabeça. Estresse, distúrbios do sono, dor no pescoço ou na mandíbula ou fadiga ocular podem desencadear essas cefaleias. Cefaleias podem ocorrer por vários ou muitos dias a cada mês.

O quadro de dor pode durar de 30 minutos a 7 dias. Em alguns pacientes pode ser contínua e diária. Em alguns casos, podem ser identificados fatores agravantes como estresse emocional, sono mal dormido, carga de trabalho elevada.

Ela pode durar de 30 minutos a vários dias. Essas cefaleias geralmente começam várias horas após o despertar e agravam conforme o dia avança. Elas raramente despertam as pessoas do sono. Cefaleias crônicas ocorrem 15 ou mais dias por mês.

Diferente da enxaqueca, a cefaleia tipo tensional não está associada a náusea ou vômitos, mas o paciente pode referir aumento da sensibilidade à luz ou barulho. A cefaleia tipo tensional pode ser episódica ou crônica.

Os principais, neste caso, são à base de ciclobenzaprina (como Miosan ou Musculare), à base de carisoprodol (como Mionevrix), ou à base de Dorflex (orfenadrina). Para cada tipo de dor há um tratamento, mas a dor recorrente pode ser evitada através de medicamentos.

Para a maioria dos casos de cefaleia tensional com dor leve a moderada, qualquer analgésico sem receita médica Medicamentos de venda livre , como aspirina. O médico escolhe o analgésico em função do tipo e da duração da dor, ponderando os possíveis riscos e benefícios. A maioria... leia mais , paracetamol.

O médico neurologista deve indicar a melhor opção. Técnicas de combate ao estresse podem ajudar bastante. Exercícios de relaxamento ou de meditação diminuem a ansiedade e a tensão, prevenindo esses importantes desencadeadores de cefaleia.

Exercícios de relaxamento ou de meditação diminuem a ansiedade e a tensão, prevenindo esses importantes desencadeadores de cefaleia. Além disso, diminuem a dor em si. Atividade física regular também pode contribuir.

Procure respirar pelo nariz, mantendo a boca levemente aberta. Detecte os pontos de tensão no seu corpo, principalmente no pescoço, ombros e costas. Solte toda a musculatura tensionada, dando ao seu corpo sugestões mentais, repetindo suavemente palavras tais como “Solte-se” ou “Relaxe”.

A cefaleia tensional, da mesma forma que a enxaqueca, é um tipo primário, que é bastante comum no dia a dia de muitas pessoas e conta com características próprias, como sensação de cabeça pesada ou pressionada com dores geralmente leves e moderadas, que não impedem você de fazer as tarefas de rotina.