Onde começa o quadril?

Perguntado por: upires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quadril é o termo utilizado para denominar a articulação formada pela união entre a parte proximal do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia que articula com a cabeça do fêmur).

Existem nove músculos internos do quadril (anca), encontrados na região anterior da pelve: ilíaco, psoas maior, psoas menor, obturador externo, obturador interno, gêmeo superior, gêmeo inferior, piriforme e quadrado femoral.

Quando a dor no quadril pode ser preocupante? Ao sofrer um trauma ou quando a dor é muito forte, repentina, duradoura e limitante, é fundamental procurar um médico. Além de impossibilitar a realização de movimentos simples, a dor atrapalha a rotina e afeta o bem-estar do paciente.

Sendo assim, podemos dizer que a bacia faz parte da região do quadril e ambos estão ligados aos movimentos dos membros inferiores. Caso você sinta dor nessa região, não hesite em procurar um ortopedista especialista em traumatologia e cirurgia do quadril.

A dor no quadril pode ser uma artrose no quadril, uma tendinite ou bursite trocantérica, ou outras doenças, como lesão do lábio acetabular e impacto fêmoro-acetabular. Uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.

Quadril é o termo utilizado para denominar a articulação formada pela união entre a parte proximal do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia que articula com a cabeça do fêmur).

Bursite de Quadril
É uma dor que geralmente piora quando você se deita sobre aquele lado do quadril. Ela é caracteristicamente assim, então as pessoas sempre associam “olha, quando eu deito para o lado esquerdo, essa dor piora.

Limitação de movimento: Problemas no quadril também podem levar a uma limitação de movimento. A pessoa pode sentir dificuldade para levantar a perna, cruzar as pernas ou se sentar, por exemplo; Estalos ou crepitação: A pessoa pode sentir um estalo ou crepitação ao se movimentar o quadril.

Além da localização, a dor no quadril pode vir associada com outros sintomas como:

  1. Claudicação: marcha “manca”.
  2. Rigidez articular: dificuldade de movimentar.
  3. Estalidos: ruídos durante movimentação.
  4. Ressaltos: restrição de movimento , acompanhado de movimento brusco.
  5. Aumento de volume local: “inchaço”

Os movimentos do quadril podem vir acompanhados de ruídos, como crepitação e estalidos que podem nos direcionar para um diagnóstico. A dor e a restrição pode levar a alteração na marcha do paciente, que também deve ser levada em conta durante o exame físico do paciente.

Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre quadril e cintura. A cintura está localizada abaixo das costelas e costuma ser mais fina. Então, para saber onde medir o quadril, basta encontrar a parte mais larga dos glúteos.

Cintura - ela está localizada ao final da costela e próxima ao umbigo. Então, a fita deve passar nesta região. Quadril - a medida será a parte mais larga dos quadris que fica um pouco abaixo da cintura (a região dos ossinhos) Coxa - a parte que apresentar maior tamanho será a medida da sua coxa.

As principais doenças relacionadas às dores nessa parte do corpo são: Artrose (cartilagem gasta); Artrite (inflamação articulações); Ressalto do quadril (estalido sonoro e sensação de que saiu do lugar);