O que é coxo femural?

Perguntado por: shilario . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril, é uma articulação sinovial esferoide (em “bola-e-soquete”) na qual a cabeça do fêmur se articula com o acetábulo do quadril.

Ela fica ao redor da borda do acetábulo O labrum é responsável por manter a pressão negativa dentro da articulação, pela estabilidade e por distribuir o líquido sinovial, que lubrifica todo o sistema.” Dr. Renato Locks, Ortopedista (CRM 16227 / RQE 8418).

Função: Articulação coxofemoral: flexão da coxa, adução da coxa, rotação lateral da coxa, estabilização da pelve.

1- A diminuição do espaço articular é uma marca registrada do desgaste articular, mas nem sempre é visível em exames de raio-x simples. 2 e 3 - Osteófitos são proeminências ósseas que vão se formando em torno da articulação. Aumentam muito o atrito articular e diminuem o movimento da articulação.

Artrose coxofemoral, também conhecida como artrose de quadril ou coxartrose, é uma doença degenerativa que afeta a articulação do quadril. A artrose ocorre quando a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos que formam a articulação é desgastada e danificada.

O único tratamento definitivo para este problema é o cirúrgico. Ele consiste na substituição da articulação natural do quadril por uma prótese. Além disso, o tipo de intervenção cirúrgica pode variar de acordo com a idade do paciente, seu estado geral de saúde e gravidade do problema.

Quando a dor no quadril pode ser preocupante? Ao sofrer um trauma ou quando a dor é muito forte, repentina, duradoura e limitante, é fundamental procurar um médico. Além de impossibilitar a realização de movimentos simples, a dor atrapalha a rotina e afeta o bem-estar do paciente.

Caso a dor no quadril já tenha aparecido, o recomendado é pausar as atividades que possam agravar essa dor e procurar ajuda de um especialista. Somente um profissional poderá avaliar com mais propriedade, fornecendo o mais correto diagnóstico, além de prescrever um melhor e mais adequado tratamento.

O desgaste ocorre quando a cartilagem protetora que reveste as extrems dos ossos do quadril se desgasta com o tempo, resultando em dor, rigidez e perda de função da articulação.

A coxartrose resulta de inflamação ou lesão da articulação coxo femoral com alterações da cartilagem, dor, inchaço e deformação da articulação. Define-se por uma alteração da articulação coxo femoral (bacia e o fémur), com repercussões na mobilidade e presença de sintomatologia, dor.

Quem tem desgaste no quadril pode fazer caminhada? Isto depende. Nos casos leves e moderados nos quais o desgaste do quadril está controlado e o paciente consegue fazer caminhada sem sentir dor, parece haver um benefício. Nos pacientes em que o desgaste é acentuado, a caminhada pode provocar dor e piorar o desgaste.

Este é o caso dos suplementos como colágeno, glicosamina, condroitina, cúrcuma e diacereína. Os estudos com estas formulações comprovam haver melhora da mobilidade da articulação e leve melhora da dor a longo prazo.