O que vem primeiro adjetivo ou substantivo?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

O adjetivo, cuja função é qualificar, geralmente fica depois do substantivo que ele modifica. Exemplos: casa bonita, cidade maravilhosa, mulher charmosa.

Anteposto: no caso do adjetivo vir antes do substantivo, ele irá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.

Dependendo da forma como uma palavra é usada na oração, ela pode desempenhar a função de substantivo ou a função de adjetivo. É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Quando “antes” do substantivo, que é casa, a palavra (adjetivo) “nova” significa “outra”, uma casa que é diferente da atual; quando “depois” do substantivo (casa), a palavra “nova” significa “recém-construída”, uma casa que nunca foi usada. “Falso médico” é o indivíduo que, sem ser médico, exerce a medicina.

Na identificação de palavras da mesma família lexical, é possível estabelecer uma relação entre os substantivos, os adjetivos e os verbos: Os substantivos indicam alguma coisa. Os adjetivos indicam como é essa coisa.

Confira os exemplos: Menina (substantivo) bonita (adjetivo) Casa (substantivo) velha (adjetivo) Homem (substantivo) antiquado (adjetivo)

Quando utilizamos diversos adjetivos em seguida, a ordem deles dependerá da função de cada adjetivo. A ordem mais comum é: Quantidade, Valor/Opinião, Tamanho, Temperatura, Idade, Forma, Cor, Origem e Material.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, estou, consisto, pertenço.

Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.

substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa, recusa: conseguiu um não como conselho. Etimologia (origem da palavra não). A palavra não deriva do latim "non", que significa negação, partícula negativa, por oposição ao sim.

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

Na formação de adjetivos a partir de substantivos há processos semanticamente vazios, com a adição de sufixos como -al, -ico -ário e processos que trazem noções adicionais com a adição de sufixos como -oso, -udo,-ado. - o sufixo -al se adiciona principalmente a substantivos de origem latina.

Existem cinco tipos de adjetivos : simples, compostos, pátrios, primitivos e derivados. Possuem apenas um radical. Exemplos: feio, bonito, alegre, triste. Possuem mais de um radical.

Pronome é o termo que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso – tanto no singular (eu, tu, ele/ela), quanto no plural (nós, vós, eles/elas).

O adjetivo se transforma em substantivo, tendo em vista um contexto específico. Exemplos: O azul do céu me fascina.