O que uma pessoa com sinusite não pode comer?

Perguntado por: lgomes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Assim como os fatores ambientais citados, alguns alimentos também podem aumentar a produção do muco. Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas.

Quem sofre com a APLV deve evitar o consumo de leite, especialmente se também apresentar asma ou estiver passando por uma rinite alérgica, sinusite ou outra inflamação do sistema respiratório, considerando que nesses casos ela pode sentir sintomas mais fortes por ingerir esse tipo de alimento.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

O consumo de leite e outros produtos lácteos é, frequentemente, associado ao aumento da produção de muco, que pode causar congestão nasal, coriza e agravar quadros de sinusite.

Para quem está diagnosticado com a doença, o indicado é consumir alimentos cozidos, como legumes (chuchu, batata, cenoura, abobrinha e beterraba), folhas verdes (couve, chicória, brócolis e espinafre), grão de bico, soja, cereais (aveia, arroz, linhaça), carnes magras e temperos (cebolinha, gengibre, coentro, salsa e ...

Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Preferir alimentos e bebidas quentes pode facilitar a remoção do catarro e aliviar a tosse da sinusite, assim como os demais sintomas da doença. Além de servirem para inalação de vapores, a temperatura morna ajuda a diluir o muco e reduzir o desconforto causado pela inflamação.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

Quem tem sinusite pode tomar água gelada? As temperaturas baixas são uma das causas da sinusite, tendo isso em vista, não é recomendado ingerir água gelada, bem como outros alimentos congelados, como sorvetes, picolés e milkshake.

O chá verde é um remédio eficaz para infecções sinusais, pois é repleto de antioxidantes, que podem ajudar a afastar e combater infecções sinusais.

O ideal é ingerir alimentos que melhorem a resposta imunológica do organismo, como os ricos em: - vitamina C (limão, laranja e acerola); - vitamina E (amêndoas e nozes); - ômega 3 (peixes).

Vitamina C
Fortalece as membranas mucosas e é muito anti-histamínico, reduzindo a inflamação das membranas mucosas dos seios. Inclua em sua dieta morangos, laranjas, kiwis, mamão, pimentão, couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor, tomate, feijão verde, melão e limão, pois são ricos em nutrientes.

Essa junção - calor e pouca umidade - pode ser um agravante para quem sofre de problemas respiratórios, como rinite e sinusite, que tendem a gerar ressecamento e sangramento no nariz, assim como as dores de cabeça.

Laranja e urtiga
Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. Adicione também dois tomates e dois dentes de alho. Adoce com mel ao seu gosto e tome três vezes por dia.