O que um psicopata fala?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 13 votos

Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.

Na maioria das vezes, ele fala o mínimo necessário, só para você ficar satisfeito. Ele não gosta de falar de seus defeitos, problemas ou sentimentos, somente daquilo em que é bom. Para o psicopata, “sentir demais” é um defeito. Ele pensa que não pode sentir, só fazer.

Os psicopatas gostam de sentimentos intensos e, por isso, a adrenalina precisa estar sempre presente. Não são fãs de rotina e até mesmo de manter relacionamentos, seja com amigos, família ou parceiros.

Os psicopatas tendem a tomar atitudes impulsivas sem ter consideração por outras pessoas e sem pensar nos prós e contras de determinadas ações e, por isso, podem cometer atos ilegais e que proporcionem recompensa imediata.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

- Nos assassinos encontramos maxilares grandes, maçãs do rosto muito separadas, cabelos escuros e grossos, barba rente e rosto pálido. - Assaltantes têm braquicefalia (crânio arredondado) e mãos longas; raramente tem testa estreita.

Frios, egocêntricos, mentirosos, manipuladores, calculistas. Quando o assunto é psicopatia a lista de adjetivos é extensa. Sendo assim, é difícil imaginar que uma pessoa com essas características seja capaz de se envolver afetivamente com outra pessoa.

- Esses indivíduos fingem e mentem muito bem, e forjam o afeto. É preciso ressaltar que o psicopata sente prazer em cometer o mal, em conseguir concretizar o que ele deseja. Quando o mal já está feito ele não apresenta nenhum sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado - explica a médica.

Psicopatas têm sentimentos
Embora os psicopatas mostrem uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir emoções como felicidade, alegria, surpresa e nojo. Assim, enquanto tendem a sofrer para reconhecer rostos amedrontados ou tristes, são menos sensíveis às ameaças e punições.

Embora o psicopata não possa se apaixonar como tal, ele pode estabelecer relações sentimentais. No entanto, essas serão baseadas em seu próprio interesse (em algo que a pessoa psicopata deseja conseguir e manter). Para um psicopata, as relações sociais são uma forma de conseguir o que ele precisa naquele momento.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado.

Psicopata de grau leve (ou comunitário)
Hábito ou compulsão por mentir; Frieza; Extrema racionalidade; Completa incapacidade de empatia.