O que é o pecado da vaidade?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”. E se nós pudéssemos medir esse reconhecimento?

Vaidade no hebraico advém de duas palavras. Habel, shav, que significa vazio e oco. Seu uso no Antigo Testamento estava relacionado ao abandono do único Deus verdadeiro e à busca de ídolos que não podiam satisfazer às necessidade de Israel pelo simples fato de não existirem.

O que é a Vaidade? A vaidade não é, como a soberba, um desejo desordenado da própria excelência; é um desejo desordenado das honras e dos louvores, ainda quando sabemos que os não merecemos. É tão grande a nossa miséria que, para os conseguir, chegamos até a mentir à nossa própria consciência.

A vaidade começa a ser um problema quando se exagera.
Uma pessoa extremamente vaidosa termina limitando a própria liberdade, já que se entrega a uma ilusão, a padrões, à moda, a marcas e àquilo que ela acredita que será “bem visto” e admirado pelos demais, mas que não tem essência real.

A vaidade é o primeiro pecado capital... usamos a palavra “pecado” de forma metafórica, é claro. Mas a vaidade, a soberba, o orgulho é aquilo que faz com que alguém se ache melhor do que os outros, ou acima do outro. e faz com que o vaidoso deixe de perceber a igualdade...deixe de perceber e de se abrir aos outros.

A vaidade é decorrente do orgulho e caminha bem próximo a ele, mas tem mais a ver com narcisismo. Quem é vaidoso tende a se preocupar excessivamente com sua imagem perante os outros, muito mais do que se espera de, por exemplo, um profissional que precisa estar apresentável para atender seus clientes.

Que se orgulha e se vangloria excessivamente: 1 ufano, esnobe, snob, arrogante. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas.

Nosso metabolismo tende a diminuir o ritmo a cada ano.
Ou seja, uma alimentação mais leve, atividades físicas adequadas às possibilidades do corpo e maior atenção ao sono contribuem para driblar a autoestima baixa – e evitar a vaidade em excesso.

A palavra vaidade deriva de uma outra, de origem hebraica, que significa “vapor que se dissipa no ar”. Em geral, é alimentada pela própria sociedade que tende a valorizar determinadas características de acordo com o momento histórico daquele povo.

A perda da vaidade se manifesta nas pequenas coisas: o ganho de peso (que, muitas vezes, é acompanhado de um descuido com a própria saúde), o uso de roupas que não valorizam o seu biotipo (mas, que escondem o que estas consideram como “defeitos”) e a desatenção com o aspecto de unhas, pele e cabelo, dentre outros.

“O orgulhoso tem brio, o vaidoso procura brilhar.”
O orgulhoso, seguro de si deixa-se observar; o vaidoso, inseguro mas desejoso de mostrar o contrário, exibe-se.

A vaidade também é uma mola propulsora da autoestima, se for bem administrada. Ainda que a própria aceitação deva pesar mais que um elogio alheio, é sempre bom receber um comentário sobre a sua boa aparência. Mesmo nas já banalizadas redes sociais.

Soberba

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.