O que tem na sala de tomografia?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Sua estrutura habitual é formada por: Gantry, tubos de raio x, detectores, mesa de exame, mesa de comando e bomba injetora.

Componentes dos aparelhos de tomografia computadorizada

  1. O gantry. O gantry, também chamado de pórtico ou portal, é considerado o maior componente de um aparelho de tomografia computadorizada. ...
  2. A mesa. ...
  3. O gerador de raios x. ...
  4. Os detectores. ...
  5. O sistema computacional. ...
  6. O painel de comando. ...
  7. A imagem física.

Como funciona o aparelho de tomografia
Cada estrutura anatômica da região examinada absorve mais ou menos radiação, de acordo com a sua densidade. Em seguida, o feixe de raios-X atinge os detectores, produzindo sinais que são transmitidos a um computador com um programa que transforma esses dados em imagens.

O aparelho de tomografia computadorizada tradicional apresenta três componentes principais: o gantry, no interior do qual se localizam o tubo de raios-x e um anel de detectores de radiação, constituído por cristais de cintilação; a mesa, que acomoda o paciente deitado e que, durante o exame, movimenta-se em direção ao ...

O dimensionamento da sala de litotripsia devem obedecer também a distância mínima de 1,5m de qualquer parede da sala ou barreira de proteção ao ponto emissão de raio x do equipamento, observando-se sempre os deslocamentos máximos permitidos pelo mesmo. A sala deve conter no máximo 1 equipamento.

4: Um acompanhante pode ficar na sala
Essa também é uma dúvida de muitos pacientes. A radiação emitida pela máquina é utilizada apenas durante a aquisição das imagens, não havendo risco de exposição ao circular pela sala quando o exame não estiver sendo realizado.

É incrível o quanto a tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem ser precisas ao diagnosticar uma doença. Mas para que o resultado realmente seja satisfatório, é imprescindível que o paciente fique parado dentro do equipamento durante todo o exame, que pode durar até quarenta minutos!

O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Normalmente, as especialidades que mais solicitam tomografias de tórax são os clínicos, pneumologistas, otorrinolaringologistas.

Porém, enquanto a radiografia obtém apenas uma imagem da região do corpo a ser estudada, a tomografia pode fazer cerca de 600 cortes ou fatias.

O exame é realizado por um técnico em radiologia. O paciente é colocado deitado sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo (chamado de tomógrafo). Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos.

Pré-requisitos da tomografia

  1. O paciente deve chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado.
  2. Não poderá esquecer o pedido médico solicitando o exame, documentos originais com fotos para realizar o cadastro e preenchimento do questionário antes do exame.