O que tem de importante em Brasília?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

O que fazer em Brasília: obras arquitetônicas e prédios governamentais

  • Congresso Nacional. Se você vai a Brasília precisa conhecer o Congresso Nacional. ...
  • Palácio do Planalto. ...
  • Supremo Tribunal Federal. ...
  • Palácio Itamaraty. ...
  • Palácio da Alvorada. ...
  • Palácio da Justiça. ...
  • Biblioteca Nacional. ...
  • Ponte JK.

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade
Inaugurada em 1960, Brasília é uma verdadeira obra de arte modernista a céu aberto. A cidade, especificamente o Plano Piloto, é um exemplo da aplicação do urbanismo moderno.

Brasília cabe bem em viagens rápidas e feriados prolongados. É um destino fácil de ser explorado e mesmo quem passa algumas horas por lá tem a sensação de conhecê-la muito bem. Aproveite essa facilidade e bote Brasília nos seus planos de viagens futuras. Andar por Brasília é um convite à fotografia.

A cidade está localizada a 15°47' de latitude sul e a 47°56′ de longitude oeste e ocupa uma área de 5.779 km². A cidade fica a cerca de 1.000 metros do nível do mar e tem relevo predominantemente plano. O ponto mais alto é o Pico do Roncador, com 1.341 metros, localizado na Serra do Sobradinho.

Brasília atrai pela arquitetura monumental de Oscar Niemeyer, mas o visitante se surpreende ao chegar aqui quando descobre o Lago Paranoá, os parques naturais, o Cerrado, a gastronomia, o turismo de aventura e, agora, entre outros atrativos, o enoturismo. Somos um lugar diferente de tudo que já se viu”, afirma.

Em Brasília - DF não tem mar, mas um lugar onde dá pra matar a saudade do clima de praia é a Prainha do Lago Norte, área de lazer formada pelo famoso Lago Paranoá. Localizada no Setor de Mansões, a prainha oferece opções de lazer e estrutura que vão fazer você sentir em uma praia do litoral brasileiro.

As principais atrações são a Torre de TV, que conta também com uma feira e uma fonte luminosa; Planetário de Brasília; Praça do Buriti, onde fica o Palácio do Buriti, sede do governo local de Brasília; Memorial dos Povos Indígenas; Memorial JK; Praça do Cruzeiro e Catedral Militar Rainha da Paz.

A cidade se tornou um símbolo da modernização e da capacidade do país de realizar grandes projetos, e se desenvolveu transformando-se em um importante centro urbano, sediando os três poderes governamentais do país. Hoje, a história de Brasília é marcada pela política, cultura e arquitetura singular.

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. Está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.

O único setor cultural em que Brasília conseguiu se destacar nacionalmente foi o musical. Mais especificamente, o cenário do rock brasileiro dos anos 1980. Grande parte das bandas mais famosas do Brasil nesse período foram formadas em Brasília, como a Legião Urbana, o Plebe Rude e o Capital Inicial.

A seguir, veja quais são os locais mais recomendados!

  • Asa Sul. A Asa Sul é um bairro nobre e arborizado, com boa oferta de serviços e comércio, parques e áreas de lazer, além de contar com hospitais e escolas de alto nível. ...
  • Asa Norte. ...
  • Lago Sul. ...
  • Lago Norte. ...
  • Sudoeste. ...
  • Noroeste. ...
  • Águas Claras. ...
  • Taguatinga.

Brasília é a capital federal do Brasil e possui características que a colocam como uma das principais cidades do mundo, conforme a consultoria Mercer. Dentre os diversos benefícios de morar em Brasília, destacam-se a infraestrutura de serviços e a segurança, que está bem acima da média das cidades brasileiras.

São elas: Taguatinga, Planaltina, Ceilândia, Sobradinho, Samambaia entre outras que abrigam as pessoas que trabalham durante o dia no Distrito Federal e retornam para suas casas no período noturno.

Quando ir para Brasília
A melhor época para conhecer Brasília é no período de maio a julho, com a predominância do verde em sua vegetação e uma temperatura um pouco mais amena. Nesta época, não chove tanto como nos meses de outubro a março que possui dias muito abafados por causa do período de verão.