O que significa tpms?

Perguntado por: nporto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 11 votos

O que é o TPMS? TPMS significa “Tyre Pressure Monitoring System” (sistema de vigilância da pressão dos pneus). É um sistema eletrónico embutido utilizado para monitorizar a pressão dos pneus do seu veículo.

TPMS significa “Tyre Pressure Monitoring System” (sistema de monitoramento da pressão dos pneus). É um sistema eletrônico utilizado para monitorizar a pressão dos pneus do seu veículo através de indicadores no painel que informam ao condutor a pressão ou somente alertam para a pressão incorreta.

Funcionamento do TPMS
O sensor por radiofrequência acende a luz do TPMS quando encontra algum problema em um dos pneus. Geralmente a luz liga junto ao veículo, porém se apaga logo em seguida ao ver que os pneus estão na pressão correta. Se a luz continuar acesa significa que a pressão de um dos pneus está comprometida.

TPMS \(sensor de pressão do pneu\) | Honda Automóveis.

O monitoramento direto da pressão dos pneus, identificado pela sigla TPMS, é o sistema onde existe, de fato, um sensor individual dentro de cada pneu – montado diretamente na roda, na região da válvula.

Desde 2007, todos os carros novos vendidos no Brasil precisam ter o TPMS (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) instalado. Esse sistema é importante para a segurança do veículo e do motorista, pois ajuda a manter os pneus em boas condições.

O Sensor de pressão de pneu TPMS é indicado para verificar se todos os pneus estão na calibragem ideal e ainda informam no painel do carro quando os seus pneus precisam ser calibrados. Seu Jeep Compass, Renegade ou Toro precisa de peças e acessórios de qualidade e praticidade.

O sensor de pneu funciona geralmente na parte interna da peça - dispositivos não originais podem ficar nos bicos das válvulas. Eles medem a pressão e/ou temperatura e enviam as informações à central eletrônica do veículo por radiofrequência.

O modo mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como o dispositivo lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água (embora o último deva ser corrigido para pressão atmosférica).

Para ajustar, utilize um alicate e calmamente ajuste a direção dos sensores, tomando cuidado para não forçar demasiadamente. Não realize este procedimento diversas vezes pois enfraquecerá o metal dos componentes e o partirá.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi.

42 psi

Dessa forma, se temos apenas o motorista e um passageiro, a pressão indicada para pneus de medida 205/55 r16 é de 42 psi.

Traseiro: 32 psi (2,21 bar)

Vamos comentar alguns destes sensores e princípios brevemente.

  • 1) Piezo-resistivo ou Strain Gage. A piezo-resistividade refere-se à mudança da resistência elétrica com a deformação/contração como resultado da pressão aplicada. ...
  • 2) Piezo-elétrico. ...
  • 3) Ressoantes. ...
  • 4) Capacitivos.

No sistema direto existe, de fato, um sensor dentro de cada pneu (montado na roda, próximo da válvula) que detecta a pressão de enchimento e, em alguns casos, mede também a temperatura do pneu. Essas informações são transmitidas a um módulo de controle, que analisa se os dados estão dentro dos parâmetros normais.