O que significa ter uma vida financeira positiva?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em primeiro lugar, ter uma vida com saúde financeira significa contemplar a estabilidade nas suas finanças, que deve ser capaz de arcar não somente com os gastos rotineiros, mas também com aqueles responsáveis pela sua satisfação pessoal, composta da realização de sonhos e desejos.

Uma vida financeira saudável significa ter uma realidade econômica compatível com o seu padrão de vida. Ou seja, é um cenário em que você não convive com dívidas e, mais do que apenas sobreviver, consegue manter um orçamento equilibrado que não gere preocupações em relação à falta de dinheiro.

O que é a vida financeira? Esse conceito está relacionado com os gastos e ganhos de uma pessoa. Mais do que isso, ele não está ligado a quanto dinheiro você recebe, mas se o que você ganha é suficiente para garantir uma vida confortável.

Os 4 pilares do planejamento financeiro

  • Conhecimento sobre o orçamento. A primeira ação do planejamento financeiro é realizar um diagnóstico sobre o orçamento e entender tudo sobre as finanças. ...
  • Definição de objetivos. Ter objetivos é muito importante para organizar o planejamento financeiro. ...
  • Gastar menos. ...
  • Foco e disciplina.

Ter uma vida financeira saudável permite que se tenha mais tempo para ficar com a família, para curtir os amigos, para crescer profissionalmente e para cuidar da saúde. Enfim, para usufruir, com tranquilidade, das coisas boas da vida.

Gaste menos do que ganha – Pv 21:20
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.” Gastar menos do que ganha é uma premissa indispensável na vida de todas as pessoas.

Estar saudável financeiramente permite que você tenha uma vida estável, com momentos de lazer e com a ideia de que ao cuidar do dinheiro, você ganha um aliado e não um inimigo.

Colocando as contas em ordem - Educação financeira em 4 passos

  • Tenha um objetivo. Fazer uma lista de gastos mensais ou quinzenais ajuda, mas às vezes não é suficiente. ...
  • Evitar grandes gastos. Muitos acham que economizar nas coisas pequenas é suficiente. ...
  • Usar listas de compra. ...
  • Criar um fundo para emergências.

35% de sua renda deve ser poupado
35% para aplicações e outras formas de economia pode até parecer muito, mas isso é fundamental para que você tenha uma efetiva segurança financeira. Trace essa meta todos os meses e veja como suas economias podem começar a trabalhar por você (por meio de seus rendimentos mensais).

É uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade. O lema é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso foram construídos contemplando as cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

5 pilares da educação financeira. Aplicações/investimento, poupança, controle de gastos, planejamento e economia. Esses são os cinco pilares dessa disciplina de estudos.

5 métodos de controle de gastos pessoais

  1. Tenha objetivos bem definidos. ...
  2. Separe os seus gastos por categoria. ...
  3. Lembre-se das despesas anuais. ...
  4. Tenha uma planilha de gastos. ...
  5. Utilize um aplicativo de controle de despesas pessoais.

De maneira geral, o dinheiro está ligado tanto a emoções negativas, como cobiça e avareza, quanto a positivas, como a sensação de segurança, estabilidade e satisfação. E esses sentimentos podem ser ativados em uma mesma pessoa em diferentes situações.

A pesquisa também descobriu que o dinheiro pode afetar a felicidade de forma diferente, dependendo da renda. Entre os que ganham menos, “as pessoas infelizes ganham mais com o aumento de renda do que aquelas mais felizes”, segundo a pesquisa.

E é comprovado! Pessoas com educação financeira conseguem ter mais consciência e pé no chão quando o assunto é orçamento pessoal e, por esse motivo, vive uma vida sem preocupações financeiras e lida com seu dinheiro de maneira que ele não controle as suas ações.