O que os problemas financeiros podem causar?

Perguntado por: dferreira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

O que problemas financeiros causam? É possível que as pessoas que estão com problemas financeiros e possuem dívidas sofram estresse, insônia, tenham ansiedade e depressão. Para tentar driblar esses problemas, algumas pessoas adquirem vícios, como cigarro, álcool, comer em excesso, dentre outros.

Além disso, a falta de educação financeira pode levar a uma falta de planejamento adequado. Os empreendedores podem não ser capazes de definir metas financeiras realistas, desenvolver um orçamento adequado ou fazer projeções financeiras precisas.

O primeiro hábito ruim é o consumismo desenfreado. Como o nome já explica, essa é a prática de gastar demais, em especial com aquilo que não é necessário ou mesmo condizente com sua realidade financeira. Existem diversas pessoas que gastam quase toda a sua renda mensal e não conseguem poupar ao longo do mês.

A ansiedade financeira caracteriza-se essencialmente por alterações comportamentais, mudanças de humor e manifestações de preocupação, mas também sintomas físicos, como dores de cabeça ou dificuldade em dormir, relacionados com questões de dinheiro - sejam situações concretas que estão a afetar as finanças da pessoa, ...

O desgaste das relações sociais, como comentamos, é uma das consequências da desorganização financeira e da falta de saúde financeira. Quando o descontrole afeta a vida da família ou do casal, por exemplo, o resultado pode ser um aumento dos níveis de estresse e discussões em casa.

A imersão na educação financeira acarreta na mudança de hábitos e pensamentos. Desse modo, o jovem que em sua maioria tende a gastar compulsivamente, passa a consumir sabendo o que pode ser evitado. Além de enxergar as melhores opções de investimentos.

Problemas financeiros podem causar diversas emoções fortes em um curto período, como vergonha, dúvida, medo, estresse, raiva e tristeza. Com o tempo, você pode se sentir sobrecarregado, como se não possuísse um momento sequer para não se preocupar com problemas relacionados ao dinheiro.

A instabilidade nas relações causada pelo dinheiro reflete e ao mesmo tempo afeta a saúde mental, gerando um efeito de bola de neve. Ao mesmo tempo, o sentimento de constante tensão gerado pela incerteza sobre as condições financeiras para honrar os compromissos no próximo mês afeta diretamente a mente.

A dívida pode ter um impacto emocional muito negativo nas pessoas, causando ansiedade, depressão e até mesmo suicídio. Muitas vezes, as dívidas são o resultado de má gestão financeira, falta de planejamento e/ou imprevistos.

A Crise financeira acontece quando há uma forte desvalorização do mercado. Geralmente são repentinas e ocorrem por diversos fatores econômicos. Em outras palavras, a crise financeira surge quando existe um número maior de agentes pessimistas em comparação aos otimistas.

Doenças financeiras podem ser consideradas disfunções que surgem em nossas vidas que estão relacionadas com o uso do dinheiro.

No dicionário a definição de ansiedade é: Desconforto físico e psíquico; agonia, aflição, angústia. A ansiedade financeira traz todos esses desconfortos, desencadeados pela falta de habilidade em lidar com questões financeiras. É muito mais do que somente a preocupação com as questões financeiras.

São muitos os perigos do descontrole financeiro, entre eles está a inadimplência que causa ainda mais custos para a pessoa afetada. Além disso, o acúmulo de dívidas impacta a saúde mental das pessoas. Não são raros quadros de insônia, ansiedade e até depressão em que não consegue controlar suas contas.