O que significa reciprocidade?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Reciprocidade é um substantivo feminino que significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco. Reciprocidade significa dar e receber, por isso, é uma condição essencial para a qualidade das relações entre as pessoas.

7 dicas para desenvolver a reciprocidade

  1. Ter Empatia. Uma relação equilibrada e saudável é baseada na empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. ...
  2. Gratidão. ...
  3. Saber ouvir. ...
  4. Assuma responsabilidade pelas suas ações. ...
  5. Mantenha um diálogo sempre aberto. ...
  6. O respeito deve sempre estar presente. ...
  7. A última dica: Pratique.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.

"O conceito de reciprocidade se refere a uma troca ou acordo firmado entre duas pessoas ou, de forma resumida, ao ato de dar e receber. Quando alguém recebe um elogio, por exemplo, é comum que responda dizendo que a recíproca é verdadeira, ou seja, que aquilo que foi dito também se aplica a quem falou.

O que significa Recíproco:
Se uma pessoa diz: “prezo muito a nossa amizade” e ouve a resposta “o recíproco é verdadeiro”, significa que essa última tem o mesmo sentimento. No caso da expressão "amor recíproco", o recíproco indica que o amor é correspondido.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira. De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal.

A reciprocidade só é conquistada quando o outro também está aberto a dar o seu melhor. Ninguém será recíproco se não quiser, nem por compaixão, nem por gratidão. A reciprocidade precisa ser genuína para ser efetiva. Se não há reciprocidade, deve-se pesar se vale uma conversa para alinhamento de expectativas.

É preciso que haja mutualidade no respeito, no afeto e na consideração pelo outro. E isso precisa ser reforçado por ações reais. Tendo isso em mente, fica mais viável identificar o que é reciprocidade no amor: é ouvir o outro e ser ouvido, compreender e ser compreendido, respeitar e ser respeitado.

12 sinônimos de reciprocidade para 2 sentidos da palavra reciprocidade: Característica do que é recíproco: 1 reciprocação, recíproca, mutualidade, correspondência, correlação, proporção, interdependência, solidariedade.

O conceito de reciprocidade, por sua vez, consiste na correspondência e na mutualidade de sentimentos. Se você ama o seu namorado, e o seu namorado ama você, por exemplo, estamos diante de uma relação de amor recíproco.

É confiar os próprios segredos e a própria vida a quem faz o mesmo por você. Um amor recíproco não é possessivo, ciumento, controlador ou agressivo. Uma pessoa pode acreditar que ama muito alguém. Ela pode ter todos os motivos para amar essa outra pessoa e querer passar toda a vida ao lado dela.

Sem reciprocidade, não há amizade verdadeira e honesta. A amizade verdadeira é construída na base do respeito, do cuidado e da reciprocidade. Reciprocidade na amizade é um sinal de maturidade emocional e de respeito pelos sentimentos do outro. Quando há reciprocidade na amizade, não há espaço para ressentimento.

Existem dois tipos de paixão, a recíproca e a não recíproca. Quando há paixão recíproca, duas pessoas sentem uma atração mútua e decidem se unir em uma relação e expressar seus sentimentos. Já na paixão não recíproca, uma das pessoas não sente a mesma coisa, ou os dois são impedidos de estar juntos.

3 sinônimos de recíproca para 1 sentido da palavra recíproca: Bilateral: 1 bilateral, mutual, mútua.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.