O que significa queer?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Queer é um termo de origem inglesa que, há algum tempo, era utilizado de forma pejorativa. Hoje, representa uma identidade, uma teoria e compõe a sigla LGBTQIA+. Conceito de queer. Queer é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero.

O laço emocional entre os participantes é tão profundo que eles podem morar juntos, ter filhos — pets ou não — e ter relações sensoriais (como dar selinho, andar de mãos dadas, fazer cafuné um no outro e etc...)!

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

O termo se refere às pessoas em que a orientação sexual e a atração emocional não se encaixam nos padrões da heteronormatividade. Em junho de 2022, por exemplo, ela disse que sente muito orgulho de ser uma mulher queer.

Sendo assim, é possível designar queer como aquela pessoa que não se encaixa nas ideias tradicionais de gênero ou sexualidade. Desse modo, percebem que a rotulação restringe a amplitude e a vivência da sexualidade.

Priscilla Bertucci, que adota os pronomes "ele/dele" e "ile/dile" é um dos principais nomes do ativismo queer no Brasil e fundador do SsexBbox, um projeto que busca visibilizar o debate das questões de gênero.

Aquele que sente atração sexual ou romântica independentemente da identidade de gênero.

O termo Queer surgiu há bastante tempo na Inglaterra, num lugar chamado “Queer Street” (“Avenida Queer”) que era, basicamente, um local onde haviam apenas pessoas não aceitas e discriminadas pela sociedade, LGBT´s e também por motivos diversos, como, por exemplo: prostitutas e devedores.

A teoria queer começou a ser desenvolvida a partir do final dos anos 80 por uma série de pesquisadores e ativistas bastante diversificados, especialmente nos Estados Unidos.

Ambientes hétero-cis-normativos são aqueles onde as normas, as expectativas em relação às pessoas, giram em torno de comportamentos heterossexuais (que as pessoas tenham relacionamentos afetivos e sexuais com alguém do sexo oposto) e cis (ou seja, que a identidade de gênero das pessoas coincida com o sexo biológico de ...