O que significa o peixe na Umbanda?

Perguntado por: apinheiro3 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

No Candomblé o eja (peixe) simboliza equilíbrio e tranquilidade. Por esse motivo, ele é um dos alimentos utilizados nos rituais de Borí (comida à cabeça).

Peixes (20/02 a 20/03) - Iemanjá
Vive com emoções à flor da pele. Assim como essa Orixá, seus protegidos tem humor instável.

Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância. Também pode significar fertilidade. Para os chineses, o peixe simboliza a sorte. Já a carpa representa resistência, coragem e perseverança.

O peixe é a comida em vários pratos e oferendas de Orixás, entra no Borí e na iniciação, é um poderoso atin. Normalmente utilizam-se o pargo ou cioba, pois o peixe equilibra e acalma o Orí proporcionando calma e paz.

congrio-rosa

Exaltando Iemanjá, o Divirta-se Mais selecionou estabelecimentos com preparos utilizando iguarias vindas do mar. Das profundezas do oceano, o peixe congrio-rosa é um insumo caríssimo, afinal não pode ser mantido em cativeiro e habita até um quilômetro de profundidade, no fundo do mar.

Iemanjá - Peixes (20/2 a 20/3)
Iemanjá, grande soberana das águas do mar, é rainha absoluta do oceano e de tudo que nele há. Ela lhe dá uma delicadeza fora do comum e talento para amar incondicionalmente tudo que há na Terra. Agora que você conhece o Orixá de cada signo, conte para gente qual é o seu!

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.

Poço de emoções complexas, os piscianos costumam ser românticos, introvertidos e ingênuos, sempre se sacrificando e doando muito de si. A intensidade de seus sentimentos é enorme e, por isso, precisam de outras pessoas que compartilhem a mesma necessidade por algo diferente do normal, que fuja do material, do comum.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

Devido à grande variedade de minerais, vitaminas e nutrientes, o peixe ajuda a prevenir tanto enfermidades físicas – como doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, câncer – quanto mentais – como depressão e ansiedade. Além disso, também reduz a taxa de partos prematuros, nutrindo e fortalecendo o corpo.

No caso de Iemanjá, protetora dos oceanos e dos pescadores, peixes e frutos do mar fazem parte do menu votivo. Iemanjá também tem predileção por pratos à base de arroz e uma refeição de milho branco cozido e bem temperado com azeite de dendê, cebola e camarões.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.