O que significa o nome comum?

Perguntado por: hluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 18 votos

O nome (ou substantivo) comum indica qualquer ser, real ou não real, pertencente a uma espécie: homem, papel, animal, alma, bondade, beleza, etc. Opõe-se a nome próprio, o que designa determinado ser - aquele e não outro.

Os nomes comuns são as palavras que dão nome a frutas, objetos, animais, etc. Por exemplo: janela, celular, copo, carro, maçã.

Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.

Substantivo comum e próprio
O substantivo comum são palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica, enquanto os substantivos próprios são termos utilizados para particularizá-los.

Site do IBGE mostra a frequência, o ranking de popularidade e o local com índices mais altos de determinado nome. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) criou uma ferramenta que possibilita os brasileiros descobrirem que lugar do país o seu nome é mais comum.

A lista de nomes mais comuns registrados no país em 2021, divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), mostrou que Miguel (com 28.301 registros), entre os homens, e Helena (com 21.890 registros), entre as mulheres, foram os mais escolhidos.

Nome próprio, escrito em maiúsculas, se refere a um lugar ou a alguém determinado, ao que designa e difere uma pessoa de outra, uma coisa de outra: Exemplos de Nome Próprio: Maria, João, Antônio, Carla, São Paulo, Minas Gerais etc.

Substantivo Próprio é todo substantivo que distingue os seres dentro de uma espécie ou categoria. Eles sempre iniciam com letras maiúsculas. Nomes de pessoas, entidades governamentais, cidades, países, continentes, oceanos e planetas são exemplos de Substantivos Próprios.

Um nome próprio é um substantivo que distingue e identifica algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou entidade geográfica. Quando o nome próprio se refere a uma pessoa, é chamado de antropônimo; quando se refere a um lugar ou acidente geográfico é chamado de topônimo.

O substantivo próprio é uma classe do substantivo. Ele nomeia determinados seres dentro de uma espécie de forma específica. É, geralmente, o nome próprio de uma pessoa, de um país, de um estado, de um animal etc.

A polémica estalou na semana passada, quando a imprensa britânica anunciou que em 2014 os rapazes nascidos no país tinham recebido em número recorde o nome de Muhammad.

COMUM – do Latim communis, “comum, geral, compartilhado por muitos, público”. A fonte mei-, com a ideia de “trocar” gerou esta noção de “trocar entre várias pessoas”, ou seja, “tornar de todos”. MÚTUO – do Latim mutuus, “recíproco, de um para outro”, também com a ideia de troca entre duas partes.