O que significa o choro para Deus?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Ao chorarmos crescemos nos conhecemos e deixamos Deus agir por nós. Somente os que choram serão consolados. ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4) O choro nos aquieta nos faz pensar e entender boa parte dos nossos dramas.

É um reflexo psicogênico resultante da interaçao entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoçoes internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberaçao de neurotransmissores e hormônios.

Porque, em toda a Bíblia, só houve duas pessoas que choraram por Jerusalém: Jeremias e o Senhor Jesus.

Jesus não é indiferente diante das nossas aflições e se empenha pessoalmente em curar o nosso coração da dureza do egoísmo, em preencher a nossa solidão, em dar vigor à nossa ação. “Bem-aventurados os que choram, pois eles serão consolados.”

Mas Jesus diz: "Bem-aventurados os que choram!" Vivemos em um mundo de prazeres, em que os princípios básicos são felicidade, alegria e divertimento. Mas a verdadeira felicidade, do ponto de vista de Deus, não é essa que vem com o riso, como o mundo proclama. A verdadeira felicidade vem por trás do choro.

O choro autêntico é sinal de que nos encontramos com a verdade, de que encontramos a nós mesmos. Ele possui uma força de conhecimento especial: revela a verdade das coisas, clarifica. Ai sim! As lágrimas de pesar transformam-se em lágrimas de alegria!

De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).

Ele é assim chamado por seu jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufórica, marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execução deste ritmo e também por seu poder de improvisação.

2.0.
Choro de quem nos ama mais nada pode fazer. 1.2. Choro de quem queria nos ajudar mas são limitados. 2.3. Choro de quem queria mudar a nossa situação mas nada pode mudar.

Você pode sentir o Espírito Santo confirmar a verdade em seu coração e em sua mente ao estudar as escrituras e orar pedindo entendimento.

Choramos porque dói, porque sentimos saudades. Choramos porque temos medo, porque sofremos. Choramos no luto, na luta, na dor, na dificuldade dos dias maus. Portanto, a pergunta dos anjos à porta do túmulo a Maria Madalena, parece a princípio fora de ordem, já que o local em que estavam era lugar de choro.

Na passagem das bem-aventuranças, Cristo abençoa os que choram e promete consolo. Muitos conhecem este versículo, mas qual o seu significado? Não somos bem-aventurados por apenas chorar, mas por que não escondemos os nossos sentimentos diante de Deus.

Rm 8,35-39). “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” É o convite a colocar-se “na pele do outro”, como expressão concreta de uma caridade verdadeira.

Eclesiastes 3:4 para tempos de pandemia: Tempo de chorar, e tempo de rir.