O que significa o cachorro no espiritismo?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

De forma geral, o significado espiritual do cachorro está ligado à sua capacidade de amar incondicionalmente e de agir sempre de forma leal e justa.

Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.

No espiritismo, os animais são vistos como seres espirituais em evolução, ainda sem consciência de si mesmos, mas que, um dia, reencarnarão como seres humanos quando alcançarem a liberdade de escolha.

Além do Homo sapiens, nossa própria espécie, os cães são os amigos espirituais mais próximos de nós. Auxiliam na labuta e travessia de quem busca uma vida espiritualizada. Como demonstração, tenho um conjunto pessoal bastante significativo de acontecimentos que vivenciei ou que acompanhei de perto.

Comportamento canino: os cães interpretam a comunicação humana também pelo tom de voz. Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras.

Eles são protetores de energia naturais. Não só no plano terrestre, mas também no plano astral, companheiro fiel, mesmo em durante os sonhos. Eles absorvem as “más energias” que você pode estar levando com você ou em seus ambientes, sendo assim grandes transmutadores de energia.

O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum , o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos. Mas, e a sua ligação com Omolu ? O mito yorubá que explica a relação do cachorro com os dois Orixás.

Às vezes, a missão desses cães é considerada anjos com um significado especial para a nossa vida. Eles são protetores de energia que absorvem vibrações que não estão em equilíbrio e, através de nossos mimos, é como os ajudamos a se livrar do mal que absorvem.

O cachorro é um pet que escolheu amar, proteger e servir. A energia do cão é de proteção, bondade e perdão.

Mas será que eles também sentem quando os donos estão doentes ou vão morrer? Quem vive com um cachorro sabe que ele é capaz de detectar o humor dos familiares: isto vale tanto para humanos, quanto para gatos e até mesmo aves. Eles também são capazes de identificar algumas condições graves de saúde.

2 – O cachorro está me encarando porque quer carinho
O amor incondicional por um cachorro costuma ser irresistível. Quando um vínculo emocional estreito se desenvolve entre o cão e os pais do animal, o cão às vezes usa o olhar para mostrar afeto. Com um olhar afetuoso, o cão terá uma expressão gentil.

O cão, usado pelos judeus como guardião da casa e do rebanho, era, no entanto, considerado nos tempos antigos como um animal impuro e, portanto, tinha um valor negativo.

Carinho nas orelhas
Esse é o gesto mais comum de “eu te amo” realizado com cachorros e que realmente é uma forma que eles reconhecem como uma expressão de afeto. É também uma das formas mais simples, que não demandam muito tempo. Por exemplo, quando você está assistindo televisão e seu cachorro está perto.

Como o cachorro enxerga o ser humano? Ao contrário dos humanos, os cachorros não querem ficar enxergando computador e celular, suas preocupações se concentram mais na sobrevivência e a visão deles está adaptada a isso mesmo. Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele.

Uma das formas de como saber se o cachorro ama o dono é verificar se ele se apoia no seu colo, pois esse gesto significa que ele se sente seguro ao seu lado e deseja todo o seu carinho. Portanto, mesmo que ele possua uma caminha confortável, sempre vai buscar o seu colo para descansar tranquilo.