O que significa maçonaria?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Maçonaria refere-se a organizações fraternais que têm as suas origens nas guildas medievais de canteiros que, a partir do final do século XIII, regulamentavam a qualificação da profissão e a sua interação com autoridades e clientes.

A maçonaria crê na fraternidade de todos os homens, que "são filhos do mesmo criador". Apesar disso, a maçonaria não é uma religião, mas sim uma sociedade que afirma pregar o combate a ignorância, superstição, fanatismo, orgulho, vício, dominação e privilégios.

– manter o espírito receptivo (“nada lhe será cobrado; tudo lhe será dado”); A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros.

A Loja Simbólica é onde se trabalham os primeiros graus maçônicos. Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Os demais graus são trabalhados em corpos maçônicos específicos, a depender do rito maçônico adotado Mas todos os ritos maçônicos têm os três primeiros graus, que são trabalhados na Loja Simbólica.

A maçonaria possui uma hierarquia dentro de sua organização, com membros, secretários e o Grão-Mestre, o cargo mais alto dentro da instituição.

Quando provou suas habilidades, tornou-se um “companheiro de ofício” e, quando ganhou habilidade excepcional, era conhecido como “mestre de ofício”. Hoje, a Maçonaria Código moral é contada através das lições simbólicas desses graus. O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

Com o passar do tempo os três pontos passaram a ser usados também na assinatura dos maçons e isso têm um significado. É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.

Representam o suporte de algo superior e dão sustentação à obra. A maçonaria utiliza tanto colunas inspiradas no templo de Salomão quanto as colunas da Arquitetura da Grécia Antiga. O conjunto de três colunas gregas formam As três pequenas Luzes.

É uma forma de graduar-se no Rito. Ritos e Rituais A história da criação do Grau 33 - primeiro Supremo Conselho do Mundo 24/02/2021 Altos Graus, REAA, Rito Escocês Antigo e Aceite, Supremo Conselho Partilhe este Artigo: A Maçonaria Operativa tinha somente dois graus: Aprendiz e Companheiro.

Art. 12-A Administração da Loja será composta pelo Venerável Mestre, que será seu Presidente; pelo Primeiro Vigilante (Primeiro Vice-Presidente), pelo Segundo Vigilante (Segundo Vice-Presidente), Secretário, Tesoureiro e Chanceler.

No Brasil, as Potências Maçônicas reconhecidas nacional e internacionalmente são as Grande Lojas, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -CMSB, da qual fazemos parte, os Grandes Orientes Estaduais, filiadas à Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, e o Grande Oriente do Brasil – GOB.

Para subirem de grau têm de apresentar trabalhos, chamados internamente “pranchas”, e pelo meio vão recebendo formação sobre os símbolos, as histórias e os procedimentos maçónicos.

Templo Maçônico é o local onde se reúne uma Loja Maçônica. Tanto pode se referir ao espaço físico como ao conceito espiritual. Caso mantenha os aspectos básicos do simbolismo maçônico para um templo, qualquer espaço físico onde se encontra uma Loja será considerado como Templo Maçônico, mesmo que temporário.

Outro significativo símbolo da maçonaria é a associação entre o esquadro e o compasso, surgido no século XVIII. O esquadro pode fazer referência ao quadrado, ao número quatro ou à própria terra. Já o compasso faz referência à imensidão dos céus, ao princípio de unidade e ao círculo.

A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas.