O que significa cringe?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Anota aí: cringe é um verbo e, no inglês, era inicialmente usado para denotar uma expressão de desgosto, nojo ou “vergonha alheia”. Como adjetivo, o correto é usar cringey. Na língua portuguesa, entretanto, a palavra cringe foi apropriada para denominar um “mico”, algo que causa vergonha alheia.

O termo tem origem inglesa e é utilizado como uma gíria para se referir aos momentos em que as pessoas passam por situações desconfortáveis e constrangedoras. Nas redes sociais, inclusive, a palavra é bastante usada, significando algo como “vergonhoso”, em tradução livre.

Se você está pesquisando na internet o que significa esse termo, então talvez você seja cringe. É uma gíria que está bombando na internet nos últimos dias. A palavra traduzida ao português seria como “algo vergonhoso”, e está sendo usada em discussões entre a geração “Z” e "millennials”, afim de distinguir cada uma.

Num vídeo publicado em maio de 2020, a youtuber Contrapoints aponta que a palavra "cringe" começou a ganhar a internet em 2016 -justamente no auge do aplicativo de compartilhamento rápido de imagens e vídeos por aqui. Desde então, sua popularidade só cresceu.

Gíria, usada por jovens que significa o momento em que introvertidos, cujo os seus sentimentos represados eclodem de maneira como abrupta, oscilando entre um radicalismo extremo cuja pureza e violência extrema parecem dissociados.

A palavra de origem inglesa é uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por uma pessoa. Usuários das redes sociais, como o Twitter, tornaram popular o termo, que significa algo como "vergonhoso", em tradução livre.

Cringe é uma gíria adaptada do inglês para designar alguém que é visto como brega, vergonhoso, ultrapassado e fora de moda.

Normie: uma pessoa “comum”, alguém que tenha uma opinião popular, um gosto popular e que usa coisas populares. Indie: aqueles que querem fugir do padrão, fugir do que é normie. Mandrake: o termo tem sua origem na cultura do funk e significa algo estiloso ou descolado.

Antes de virar uma gíria da geração Z, cringe era simplesmente um verbo da língua inglesa. A palavra "cringe" tem raízes etimológicas no inglês antigo, derivando da palavra "cryncan", que significa "enrugar" ou "encolher".

A palavra tem sido utilizada para descrever alguns comportamentos dos Millenials, a geração de quem nasceu entre as décadas de 1980 e 1990. O TechTudo preparou o teste a seguir, para que você descubra se é ou não cringe, de acordo com seus hábitos. Responda e compartilhe o resultado nas suas redes sociais!

No Twitter, os usuários da Geração Z começaram a elencar o que consideram “cringe” no comportamento dos Millennials – as listas incluem itens tão diversos quanto calças skinny, fanatismo por café, usar muitos emojis e hashtags em postagens, ser fã da série Friends.

Se você passou os últimos meses vivendo em uma caverna e não sabe o que a expressão cringe significa, ela é basicamente o que nós conhecemos como cafona, ou brega.

A geração Z compreende o grupo de pessoas nascidas a partir de 1995. Cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis.

Tudo que é considerado embaraçoso, cafona, ultrapassado – um “mico ou vergonha alheia”- passou a ser cringe para a geração Z (os nascidos a partir do fim da década de 1990).

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

Muita gente usa essa expressão como um choro mais discreto, mas ele é, na verdade, uma representação de pessoa sonolenta, bem parecido com aquele que tem as letras Z.