O que significa corpus christi?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpus Domini, e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica ...

Significado de Corpus Christi
Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo.

Corpus Christi é uma festa que faz parte do calendário católico desde o século XIII e foi criada com o intuito de celebrar a realização do sacramento da eucaristia. Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII.

Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo. O nome dessa celebração é originário do latim e significa “Corpo de Cristo”.

Como retoma à Última Ceia, neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. Tradicionalmente, a celebração é acompanhada de uma missa e um procissão pelas ruas ao redor da igreja.

O dia de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira porque é comemorado 60 dias após o domingo de Páscoa. E como o domingo de Páscoa não possui um dia fixo, como o Natal (25 de dezembro), Corpus Christi também segue o mesmo padrão.

O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

ICo. 12:27 “Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse corpo”.

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias". “Os tapetes são para Cristo.

No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.

De acordo com religiosos e estudiosos indicam que não há nenhuma passagem na Bíblia que proíba o consumo de carnes e aves no feriado de Corpus Christi. No entanto, existe a recomendação por parte da Igreja para dar preferência ao consumo de peixes e frutos do mar, por ser um alimento bíblico.

O Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa. Portanto, o Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. Em 2021, o Domingo de Páscoa foi em 4 de abril, então o Corpus Christi ocorre em 3 de junho.