O que significa água na vida?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Com notável regularidade entre as culturas humanas, a água tem sido usada para comunicar o valor sagrado da vida; a dimensão espiritual da purificação, proteção e cura; e o profundo significado do sofrimento e da redenção na vida humana.

A água faz parte dos minerais e rochas, constitui os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos. É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem.

Sua imagem mais comum é a da pureza, força libertadora do pecado e da sujeira. A água limpa o corpo e esse poder de purificação a coloca em um nível simbólico e sagrado.

O SIMBOLISMO DA ÁGUA NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A água é um bem comum considerado um patrimônio da humanidade, pois ela é o alicerce da natureza. Sem ela não haveria vida na terra, por isso precisamos ter todo cuidado para não desperdiçá-la, para o bem de todos..

A água é a origem da vida e o elemento de regeneração corporal e espiritual, o símbolo da fertilidade, da pureza, da sabedoria e da virtude.

McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...

Água para a vida.
A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

Para a psicologia, a água é a representação da vida, um símbolo do nascimento. Pode estar ligada à vida uterina e nos sonhos, pode representar os aspectos mais íntimos do ego como medo, aceitação, descobertas e emoções.

É o principal constituinte das células e dos vários fluidos do organismo. Além de manter a temperatura corporal estável, a água transporta nutrientes, participa na eliminação de toxinas, mantém o volume adequado do sangue e fornece o ambiente no qual as reações químicas essenciais ao nosso metabolismo se realizam.

Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. (...) “A mulher disse então a Jesus: «dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede»” (Jo 4,10-15).

Lembre-se da sabedoria da água: "A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna." Quando alguém o ofender ou frustrar, "você" é a água e a pessoa que o feriu é o obstáculo!

Com a precipitação, a água retorna para a superfície terrestre, passando pelo solo, pelas plantas, pelos animais e seres humanos e sendo armazenada nos rios, lagos, geleiras, lençol freático, aquíferos e oceanos.

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus.

5 E mediu mais mil, e era um ribeiro que eu não podia passar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar. 6 E me disse: Porventura viste isso, ó filho do homem? Então me levou, e me tornou a trazer à borda do ribeiro.

“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” João 7: 38.

Em hebraico, a palavra céus, shamaim, pode ser decomposta em: sham + maim. Textualmente, significa: lá (sham) tem águas (maim).