O que significa a singularidade do texto?

Perguntado por: idiniz2 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Segundo o Google: “trata-se da característica daquilo que é singular: pouco frequente, fora do comum ou extraordinário”. A singularidade, por conseguinte, é a qualidade que distingue algo de outras coisas do mesmo gênero.

Singularidade é um termo feminino que se refere a algo ou alguém que possui a característica de ser único, que se distingue dos demais, extraordinário.

1. Qualidade do que é singular, único, só. 2. O que é peculiar a um só indivíduo e não aos outros.

O que é Singular:
Exemplo: “No alto daquela montanha há uma casa singular. Não existe nada parecido na região”. O singular está relacionado com o conceito da singularidade, ou seja, quando algo pertence ou é utilizado apenas por um indivíduo específico.

2 particularidade, peculiaridade, especificidade, especialidade, propriedade, característica, tipicidade, faceta. Característica do que é excêntrico: 3 excentricidade, extravagância, exotismo, esquisitice, estapafurdismo, bizarria, bizarrice, estranheza.

Os dois mais importantes tipos de singularidades são singularidades de curvatura e singularidades cônicas. Singularidades podem ser divididas ainda a se elas estão ligadas a um horizonte de eventos ou não ("singularidades nuas").

Nos tempos atuais, a singularidade é considerada essencial, dando-nos uma maior consciência daquilo que provavelmente interfere nas diferenças que se estabelecem entre cada pessoa, tornando-as naquilo que elas são.

A singularidade/subjetividade se organiza em uma unidade dialética entre o indivíduo e o meio no qual está inserido, através do estabelecimento de relações recíprocas, expressando-se das mais variadas formas.

A singularidade consiste nesse processo, em ações discursivas, em como as marcas de singularidade, resultado da articulação sujeito/língua/história funcionam dentro desse mesmo processo, produzindo efeitos.

Origem da Teoria:
Singularidades foram inicialmente predicadas como resultado da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que resultou na existência teórica de buracos negros.