O que significa a letra L de LGBT?

Perguntado por: nconceicao5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

L: Lésbicas - É uma orientação sexual e diz respeito a mulheres (cisgênero* ou transgênero) que se sentem atraídas afetiva e sexualmente por outras mulheres (também cis ou trans). Não precisam ter tido, necessariamente, experiências sexuais com outras mulheres para se identificarem como lésbicas.

Não-binariedade. O “N” da sigla diz respeito a pessoas que não se sentem em conformidade com o sistema binário homem/mulher. Podendo fluir entre as infinitas possibilidades de existência de gênero sem seguir um padrão, performance ou papel pré-estabelecido pela sociedade.

B: bissexuais; pessoas que podem ter atração sexual e romântica com pessoas do mesmo gênero ou de outros. T: transexuais, travestis e transgêneros; pessoas que transcendem as definições convencionais de sexualidade e possuiem uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento.

Atualmente, a sigla mais utilizada é LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual).

Liberdade em relação ao mundo, a si mesmo, ao próximo e também a Deus – pedras fundamentais das Escolas de Espiritualidade de todos os tempos. escolhidas com Liberdade e, por isso mesmo, cambiáveis, podendo ser melhoradas com o tempo.

A assexualidade é uma orientação sexual que não é passível de tratamento. O 'A' da sigla LGBTQIA+ representa os assexuais. São pessoas, em linhas gerais, que não sentem atração sexual ou necessidade de ter relações sexuais.

A utilização da sigla LGBTQIAP+ para representar a comunidade pode parecer moderna, mas as letras remontam aos anos 2000, ainda com o termo GLS, referindo-se a pessoas gays, lésbicas e simpatizantes à diversidade.

Assim, o indivíduo pode se identificar como homem, como mulher, como um ou outra, ou ainda nem como mulher nem como homem. Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero.

Esta sigla tem o objetivo de ser o mais inclusiva possível, mas sem depender da adição de novas letras. O problema principal, além da falta de popularização, seria a centralização em características que as comunidades não são (cis, hétero) ao invés do que são (lésbicas, assexuais, trans, etc).