O que significa a gravata azul?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

A gravata azul é um coringa que pode ser tirado da manga em qualquer ocasião. Segundo Lindsay, a cor evoca o céu e o oceano, com seus efeitos calmantes.

A gravata tem claramente uma conotação ideológica. Não é uma metáfora, mas, sim, aquilo que em retórica se chama uma metonímia: isto é, está ali para significar pela parte (a ausência de gravata) um todo (a liberdade das situações em que a pessoa diz: hoje não ponho gravata!).

Lilás: calma e reme a realeza. Rosa: felicidade e juventude. Marrom: estabilidade e segurança. Cinza: sabedoria e eficiência.

Embora as variações no estilo tenham mudado ao longo do tempo, a gravata sempre foi símbolo de poder e de respeito. "Os Exércitos do século XVII eram compostos de nobres. O lenço no pescoço sempre simbolizou status e formalidade. Até hoje ela é usada em ocasiões formais."

A gravata é considerada um símbolo da dominação masculina. Para terem uma idéia, no famoso carnaval de Cologne, o maior carnaval europeu, as mulheres possuem um dia próprio, a quinta anterior à quarta feira de cinzas. Neste dia elas festejam a liberação e saem pelas ruas cortando as gravatas dos passantes.

A gravata foi inventada na França, no final do século XVII, inspirada em uma espécie de cachecol masculino usado pelo exército da Croácia, e recebeu o nome de cravate. O adereço conquistou grande popularidade e logo passou a ser fabricado em linha ou renda.

O massacre da Gravata Vermelha foi um acontecimento da Guerra de Canudos, ocorrido em 22 de setembro de 1897, que resultou em aproximadamente 15 mil civis mortos pelo Exército Brasileiro. O evento é conhecido como o maior crime na história do Exército Brasileiro.

O inverno, por exemplo, pede tons quentes, como o verde musgo ou vinho. Já o verão, pede tons mais vivos ou claros, como um azul céu, rosê ou um amarelo claro. Para o dia a dia de trabalho ou eventos sociais que exijam maior formalidade, opte por tons mais escuros, como marinho, bordô ou grafite.

3- Escolha da gravata e camisa de trabalho
Contudo, o advogado deve optar por opções de tons mais claros. É indicado que as camisas sociais não tenham bolsos ou detalhes que ajudem a chamar a atenção. Em contrapartida, a gravata escolhida deve ter um tom mais escuro que a camisa social.

“Gravata muito escura, como cinza, preta e azul marinho, são para ambientes extremamente formais, como casamentos e velórios.

Como surgiu
Os primeiros indícios vêm dos egípcios, que colocavam uma uma espécie amuleto no pescoço das múmias, uma corda com um nó; os chineses usavam um pedaço de tecido com um nó como sinal de status e os romanos para proteger do frio.

Acredita-se que este acessório tenha sido utilizado pelos oradores romanos com o objetivo de aquecer suas gargantas. Atribui-se a introdução da gravata aos soldados mercenários croatas a serviço da França durante a Guerra dos Trinta Anos.

Tipos de gravata — saiba quando e onde apostar em um modelo

  1. Gravata clássica (standard) ...
  2. Gravata borboleta. ...
  3. Gravata fina (slim) ...
  4. Gravata-laço. ...
  5. Gravata-nó ...
  6. Gravata de ponta reta.

O bordô, que parte do fundamento de a cor do Rito ser o violeta - resultou de razões estéticas, ou seja, a elegância de sua combinação com o traje preto exigido no GOB, oposta à estranheza provocada pela gravata de cor violeta em conjunto com o mesmo terno preto.

Aquilo pra mim na época, era o símbolo do sucesso do profissional bem sucedido. Associava o terno e a gravata a status, dinheiro, pessoas limpas, honestas e com nível cultural elevado.