O que significa 160 da moto?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ela serve para medir quanto do volume da mistura ar + combustível em litros, o motor consegue queimar a cada movimento do virabrequim. Vamos pegar como exemplo uma moto CG Titan 160. Essa moto possui apenas um cilindro e dentro dele cabem 160 cm³ (centímetros cúbicos) ou 160 ml da mistura de oxigênio e combustível.

Toda moto tem sua cilindrada medida em centímetros cúbicos, que é uma medida de volume. A cilindrada indica justamente o volume que a mistura ar + combustível ocupa dentro do cilindro do motor.

city general, uso geral na cidade, 160 cilindradas. N é de naked e XR significa que é uma moto on e off-road, algo como dentro e fora da estrada, ou seja, para uso dentro da cidade e para viajar também. Citizens Band, “faixa do cidadão”, em inglês, designa motos urbanas.

Sim, deixamos justamente para o fim a sigla da motocicleta mais vendida no Brasil, CG, cujo senso geral indica significar “City General”, ou seja, uma utilitária pau para toda obra. Porém, do mesmo modo que não há um posicionamento oficial da Honda para determinar o significado da sigla CB, o mesmo ocorre com CG.

XR = Motos On Off-Road da Honda.

Em comparação com a 150 cc, o cabeçote do motor da 160 cc é totalmente diferente, pois é feito em peça única (o cabeçote da 150 cc era fabricado em duas partes). Com isso, o motor teve uma pequena redução de peso. Além de valer a máxima: quanto menos peças móveis, menos chance de dar problemas.

Como é a Dominar 160
Alimentado por injeção eletrônica e com duas velas no cilindro, produz 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm. Portanto, a Dominar 160 é a moto de 160 cc mais potente do Brasil.

A XRE 300 é uma motocicleta on-off-road fabricada pela Honda. Começou ser produzida no Brasil em 2009, substituindo tanto a Tornado 250 quanto a NX4 Falcon. A moto apresentou problemas mecânicos como vazamentos de óleo e trincas no cabeçote do motor, que os proprietários atribuíram a defeitos estruturais.

Categorias de motos e suas principais características

  1. 1-Street (ou City)
  2. 2- Custom.
  3. 3- Trail.
  4. 4- Maxitrail.
  5. 5- Naked (moto sem carenagens)
  6. 6- Scooter.
  7. 7- Sport.
  8. 8- Touring.

Honda CB 500F
É indicada aos interessados em ingressar nas categorias de maior potência, porque, apesar de o motor de dois cilindros em linha desenvolver 50,4 cv, ela é leve (176 kg) e baixa (789 mm de distância do assento ao solo). E já entra na categoria de motos que superam a marca de 170 km/h.

A partir de R$ 18.686 Preço público sugerido. Frete não incluso.

Ao mesmo tempo em que os valores dos modelos de quatro rodas subiam, as vendas de motos cresciam. Tanto que, em junho, com os descontos do governo e alta nas vendas de carros, houve um impacto negativo no emplacamento de motocicletas. A Honda CG 160 permanece como o modelo mais vendido no Brasil.

RR: Racing. As superesportivas. (S 1000RR.) S: Sport Touring.

LX – Luxury. Representa as versões intermediárias; EX – Executive.