O que são os símbolos universais?

Perguntado por: opaz9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os símbolos universais dos computadores independem de hardware, sistemas operacionais, marca, país, credo ou classe social. Eles padronizam e tornam nosso dia a dia muito mais simples. Mas os símbolos das principais tecnologias não surgiram do nada, eles foram pensados, arquitetados e implementados.

É possível classificar a simbologia de acordo com o seu objeto de estudo ou a área de incumbência. A simbologia maçónica analisa os símbolos dos maçons e revela as mensagens fechadas em cada um deles. A simbologia religiosa, por outro lado, estuda os símbolos que intervêm numa crença ou prática de uma religião.

Significado de Símbolo
Figura que representa um ser, objeto ou ideia abstrata; emblema. Algo ou alguém que representa certo modo de agir ou alguma atividade: ele é o símbolo da maldade; símbolo do futebol. [Química] Letra ou forma abreviada que indica um elemento químico.

Os símbolos são representações dos homens sobre a sua realidade, e não estão presentes em todas as sociedades da mesma forma, variando de acordo com o tempo histórico e com o espaço físico e geográfico. Essa é outra forma de definir cultura, ou seja, como uma representação da realidade ou da ação dos indivíduos.

Os símbolos como uma fonte infindável jorra conteúdos que nos permitem o encontro com um mundo desconhecido, de descobertas e mistérios, do qual fazemos parte. Esta é uma maneira de olhar para os símbolos, dentre as infinitas possibilidades criativas de buscar entendê-los.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei.

O símbolo assume na vida humana uma importância relevante, pois, sem ele, o ser humano não teria capacidade de comunicar toda a sua expressividade. Portanto, é natural perguntar o que é na verdade o símbolo. Ele é um sinal, mas um sinal com um sentido próprio. No símbolo, impregnam-se muitos significados.

Toda nação precisa de uma representação. Essa é a forma como ela pode se apresentar perante os outros países, como ela quer mostrar seus valores ao mundo. É um jeito de mostrar sua forma de governo, seus costumes e como ela quer ser reconhecida.

São inúmeros os estudos, antigos e recentes, sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. De alguma forma eles são uma linguagem cifrada das aspirações e dos ideais humanos. Por isso mesmo existem desde tempos imemoráveis e continuarão existindo.

São inúmeros os estudos, antigos e recentes, sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. De alguma forma os símbolos são tratados como uma linguagem que cifra as aspirações e os ideais humanos. Por isso mesmo, existem desde tempos imemoráveis e continuaram existindo.

Onde os símbolos nacionais são usados? Os símbolos nacionais são usados em prédios públicos, lugares de grande circulação de pessoas e em eventos esportivos. A Bandeira e o Hino são os símbolos nacionais mais conhecidos. Antes de se iniciar cerimônias, faz-se a execução do Hino Nacional com o hasteamento da Bandeira.

OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS SÃO LINGUAGENS QUE COMUNICAM IDEIAS SOBRE O SAGRADO. EXISTEM MUITOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS E PODEM TER SIGNIFICADOS DIFERENTES. O CORAÇÃO PODE SER SÍMBOLO DO AMOR. A POMBA O SÍMBOLO DA PAZ.

Isto significa que por meio dos símbolos as comunidades religiosas manifestam sua fé e a praticam de forma perceptível. Os símbolos permitem uma aproximação maior, eficaz e experimental com o Divino dando sentido à vida e ao culto.

Resumo sobre os símbolos nacionais
São eles: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais, Selo Nacional. A Bandeira Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional foram produzidos em 1889, após decreto emitido pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca.

O estudo dos símbolos possibilita compreender a realidade de forma mais ampla, percebendo além do explícito e interpretando a linguagem do inconsciente.