O que são obesos mórbidos?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

O obeso mórbido tem aumento de risco e mortalidade geral, em relação aos não obesos, ou seja, vivem menos e por diversas causas. O excesso de peso aumenta o risco de várias doenças, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo e depressão.

3- Conforme a magnitude do excesso de peso pode-se, de acordo co o IMC, classificar o grau de obesidade do paciente em: obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg/m2), moderada (classe 2 - IMC 35 a 39,9 kg/m2) e grave ou mórbida (classe 3 - IMC ≥ 40 kg/m2).

Obesidade grau 1: IMC entre 30 – 34,9 kg/m2. Obesidade grau 2: IMC entre 35 – 39,9 kg/m2. Obesidade grau 3 (mórbida): IMC ≥ 40 kg/m2.

de 25 a 29,9: acima do peso; de 30 a 34,9: obesidade I; de 35 a 39,9:obesidade II (severa); superior a 40: obesidade III (mórbida).

Da faixa de sobrepeso, ela vai migrando para as classificações preocupantes e pode atingir a obesidade mórbida, que preocupa bastante os médicos, pois está associada à incapacidade funcional, redução da qualidade de vida, diversas doenças, redução da expectativa de vida e aumento da mortalidade.

Nesse sentido, Helen explica que existe a obesidade grau I, grau II e a grau III que seria a chamada obesidade mórbida. Essa é a condição mais grave, caracterizada pelo IMC acima de 40 e com impacto mais relevante na qualidade de vida, além de estar condicionado a um maior índice de mortalidade.

Roncos noturnos e apnéia do sono, pelo acúmulo gordura no pescoço e vias respiratórias; Maior tendência a varizes e úlceras venosas, devido a alterações nos vasos e circulação sanguínea; Ansiedade e depressão, devido a insatisfações com a imagem corporal e compulsão alimentar.

Quais são os tratamentos oferecidos para a obesidade mórbida
É preciso ter em mente que uma doença complexa, com inúmeras causas, não pode ser tratada de uma única forma. Para alguns casos é indicado, sim, o uso de medicações, seja para inibir o apetite ou para diminuir a absorção de gorduras.

No caso de obesidade mórbida, é possível o requerimento do benefício, pois a lei considera o deficiente como apto a receber o BPC e, na prática, quem tem obesidade mórbida é considerado como pessoa com deficiência.