O que são commodities?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Em economia, comódite ou mercadoria é um termo que corresponde a produtos básicos globais não industrializados, ou seja, matérias-primas que não se diferem independente de quem as produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional.

Commodities são produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, em estado bruto ou pequeno grau de industrialização, produzidos em larga escala e destinados ao comércio externo. Seus preços são determinados pela oferta e procura internacional da mercadoria.

Os quatro principais tipos de commodities mais comercializadas no mundo são: agrícolas, ambientais, minerais e energéticas e financeiras. Quais as principais commodities do Brasil? As principais commodities do Brasil são: Café, Soja, Milho, Petróleo, Alumínio, Boi Gordo, Suco de Laranja e Minério de Ferro.

Commodities são mercadorias primárias vendidas em larga escala e negociadas em bolsas de valores. Commodities são mercadorias originárias do setor primário e de baixo valor agregado, ou seja, em seu estado bruto ou pouco modificadas, e que são comercializadas em grandes volumes no mercado internacional.

Commodities são produtos de origem primária que servem como matéria-prima para a fabricação de outros produtos. Aqui estamos falando de mercadorias em estado bruto que são produzidas em larga escala e que podem ser estocadas sem que a qualidade seja prejudicada.

De forma geral, quando falamos sobre o que são commodities, podemos dizer que são matérias-primas utilizadas para a manufatura de outros produtos. Ou seja, são itens fornecidos para as indústrias com foco na fabricação de produtos.

A função principal das commodities é atuar como insumos básicos para a produção de bens e serviços em diversos setores da economia. Além disso, as commodities também desempenham um papel importante na economia global como fontes de oferta e demanda, influenciando os preços e até mesmo os fatores de produção.

Ele, apesar de também ser exportado, não é considerado uma commodity. Isso acontece por o feijão ser de difícil padronização. Há diferentes características dele, assim como do arroz, como teores de amilose e amilopectina, além do comprimento dos grãos.

A soja é considerada a principal commodity brasileira, pois é o produto mais exportado no país, chegando a movimentar mais de US$ 35,2 bilhões anualmente, segundo dados do Serasa.

O território brasileiro é caracterizado por sua dimensão continental e abundância de recursos naturais (terras agriculturáveis, minérios, petróleo etc.), proporcionando ao país um potencial muito grande de produção de produtos primários.

As commodities são produtos elaborados em larga escala e que funcionam como matéria-prima, possuem qualidade e características uniformes. Ou seja, não se diferenciam de local para local, nem de produtor para produtor. Os preços das commodities são determinados pelas leis da oferta e da demanda no mercado internacional.

Commodities minerais: Petróleo, minério de ferro, ouro, etanol e gás natural; Financeiras: Real, dólar e euro; Commodities ambientais: Água, madeira e geração de energia; Commodities agropecuária: Café, soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, proteína, algodão, borracha etc.

Ou seja, as commodities são matérias-primas básicas do nosso dia a dia, como milho, dólar, carne, café, petróleo, ouro e outras, sendo divididas entre soft (produtos que podem ser consumidos ou utilizados como matéria-prima) e hard (matérias-primas e recursos naturais que podem ser extraídos ou minerados).

Commodities são mercadorias primárias de origem agrícola, pecuária, mineral e ambiental que fornecem matérias-primas importantes para a produção industrial global. As commodities são produtos de origem primária utilizados como matéria-prima.

Logo, as commodities são negociadas através de contratos que definem seu preço no momento de negociação e o valor é pago no momento de liquidação do documento. Para entender mais, leia também: O que é e como funciona o mercado futuro? No Brasil, essa negociação é realizada na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).