O que são cistos de protozoários?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Cisto: é a forma de resistência de certos protozoários, nos quais se encontra uma película ou cápsula protetora, envolvendo uma forma capaz de reproduzir-se quando encontrar o ambiente adequado. Contaminação: é a presença de um agente infeccioso na superfície do corpo, roupas, brinquedos, água, leite ou alimentos.

Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade. A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos.

Alguns protozoários parasitas podem causar diversas doenças que afetam a saúde da população. Nesta aula, estudaremos as principais doenças causadas por protozoários que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar: Giardíase, Amebíase, Tricomoníase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doença de Chagas e Malária.

Os cistos são, em geral, considerados como formas de dormência desenvolvidas pelos organismos quando em condições desfavoráveis. Por esse motivo, esse processo apresenta elevada importância evolutiva e ecológica, uma vez que garante a sobrevivência da espécie.

Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.

Sua formação pode surgir em qualquer parte do intestino grosso e, normalmente, apresentam sintomas como: sangramentos, alterações no funcionamento do intestino, presença de muco nas fezes e dores abdominais. Eles podem ser diagnosticados através de exames endoscópicos ou radiológicos, sendo o mais comum a colonoscopia.

Seu tratamento é baseado na retirada do cisto, por laparotomia ou laparoscopia, embora em alguns casos possa ser necessária a ressecção de segmento intestinal. O prognóstico é bom e a recorrência é baixa.

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

Principais opções para o tratamento das parasitoses

  1. Mebendazol. Assim como o albendazol, o mebendazol também é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. ...
  2. Cambendazol. O cambendazol é o medicamento da classe dos benzimidazólicos com menor espectro de ação. ...
  3. Praziquantel. ...
  4. Oxamniquina.

Os protozoários se reproduzem por divisão celular e podem se multiplicar dentro das pessoas. Os protozoários incluem uma grande variedade de organismos unicelulares, como a Giardia. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia.

A Giardia intestinalis é um parasito que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto trofozoíto e suas duas formas podem ser encontradas nas fezes.