O que quer dizer Proverbios 30 33?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Porque como o forçar do leite produz manteiga, e o forçar do nariz produz sangue, assim também o forçar da ira produz briga.

Comentário de A. R. Fausset
Agur – um nome figurativo, talvez; o colecionador, do hebraico, 'aagar (H103), para coletar. Filho de Jakeh – semelhante ao hebraico, yikqah, 'obediência'. Que Agur foi inspirado, resulta da expressão, o de fala solene – hebraico, masaa ' (H4853); o oráculo (cf.

Porque o espremer do leite produz manteiga, e o espremer do nariz produz sangue, e o espremer da ira produz contenda.

Provérbios 30 é uma coleção de ditos sábios e conselhos para viver uma vida boa e correta. Este capítulo específico contém as palavras de Agur, filho de Jaque, e está dividido em duas partes. A primeira parte, versículos 1-9, contém a oração de Agur a Deus.

33 A amaldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas abençoa a habitação dos justos. 34 Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. 35 Os sábios herdarão honra, porém os tolos tomam sobre si vergonha.

Quem Foram Agur e o Rei Lemuel? Agur e o rei Lemuel são dois sábios que aparecem entre os autores do livro de Provérbios no Antigo Testamento. Pouco se sabe sobre quem foram esses dois homens. Os textos bíblicos apenas dizem que Agur era filho de Jaque, e que Lemuel foi um rei de Massá (Provérbios 30:1; 31:1).

Agur era um escritor bíblico, filho de Jaque.

A ira produz contenda. A Bíblia diz em Provérbios 30:33: “Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contenda.” Portanto, seja sábio e busque sempre a ajuda divina, por meio da oração e estudo diário da Bíblia.

Salmos 55:21 NVI
Macia como manteiga é a sua fala, mas a guerra está no seu coração; suas palavras são mais suaves que o óleo, mas são afiadas como punhais.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Provérbios, também chamados de ditados populares, são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.

Tolice é focar nos elogios, nas coisas terrenas e passageiras, como o versículo tema diz que “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira”, faz perder o foco de quem Deus é, qual o propósito do ser humano, e de viver a verdadeira sabedoria, quem vem em temê-lo (Pv.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Chamamento de mal, sofrimento ou desgraça sobre alguém (#Gn 27.12; Rm 3.14).