O que precisa para ser carioca da gema?

Perguntado por: lnogueiras . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para se tornar um legítimo carioca da gema, o participante precisa acumular 25 respostas corretas em cada uma das quatro fases do game. Todo jogador começa na categoria “turista na cidade” e vai evoluindo para “morador descolado”, “explorador gente fina”, “carioca sagaz” e, finalmente, “carioca da gema”.

Também dizemos que o Carioca da Gema, é aquele que vive intensamente a cultura Carioca e tem uma forte afinidade com a cidade.

Carioca da gema é a expressão dada para aquele que nasce e mora no Rio de Janeiro. Mas para ser carioca, não é necessário ter nascido na cidade. Existem pessoas que vêm de fora para morar ou trabalhar, mas que acabam criando raízes na cidade e vínculos com a identidade carioca.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas.

Entenda. Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

O que é Gonçalense:
Aquele que nasceu na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Também conhecido como papa goiaba. Gosta de dizer que mora em Niterói.

Carioca: displicente, despreocupado e informal.

Localizado no histórico bairro da lapa, no Centro do Rio de Janeiro, o Carioca da Gema se fez pelo pioneirismo em ocupar antigos casarões do bairro, para apresentar o que há de melhor no cenário musical popular.

Ser carioca é muito mais do que ter nascido no Rio: é um estado de espírito. Conhecido por seu jeito irreverente e bem-humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. Os cariocas costumam ir a shopping centers tanto quanto vão à praia, muitas vezes para fugir do calor.

No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").

Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

A palavra fluminense significa qualquer pessoa que tenha nascido no estado do Rio de Janeiro. Ela é a junção do prefixo flumine- que significa em latim “rio”, de onde vem flu-vial, flu-xo e outras palavras que se referem a um rio corrente; mais o prefixo -ense, que significa natural.