O que posso usar no lugar do protetor térmico?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

A resposta é sim. Os Cremes para Pentear de DaBelle possuem ativos de proteção térmica para ferramentas de calor.

Como usar protetor térmico para cabelo
“Ele não pode ser hidratante, mas vale ter base de proteína sintética, vegetal ou natural (queratina)”, diz. Já quem tem fios mais grossos pode investir em um produto em creme e mais nutritivo, que contenha aloe vera, avocado ou ceramidas em sua composição.

A aplicação de óleo em cabelos molhados não proporciona tanto brilho, mas traz outros benefícios: ajuda no desembaraço dos fios e oferece proteção térmica antes do secador.

Antes de mais nada podemos adiantar que sim, ele é super necessário e, além de proteger, o protetor térmico tem outras características que vão garantir mais beleza aos cabelos. Contudo, para usufruir de todos os seus benefícios, é preciso aplicá-lo no momento certo e usar a versão mais adequada para o seu tipo de fio.

  • Creme Para Pentear 3 Em 1 Com Protetor Térmico Skala Abacate. FCEQMNGXU. ...
  • Creme Para Pentear Skala 3 Em 1 Protetor Térmico #maisCachos 250g. PFRN75D44. ...
  • Creme De Pentear 3 Em 1 Vitamina C + Colágeno Vegetal Skala Com Protetor Térmico. N3PNKK2PW. ...
  • Creme Para Pentear 3 Em 1 Com Protetor Témico Skala Genetiqs 250g. XH6RMPNTF.

Óleo reparador de pontas
Essa opção costuma apresentar textura leve e emoliente, não deixando os fios pesados e com aspecto de oleosos. Esse tipo de produto geralmente pode ser aplicado nas madeixas úmidas ou já secas. Também pode ser utilizado como protetor térmico antes de chapinhas, babyliss, etc.

Por ser considerado um produto finalizador e protetor, muitas vezes, o leave-in também serve como protetor térmico, evitando que os cabelos sejam prejudicados pelo o uso de aparelhos quentes como secador, chapinha e modelador de cachos.

Quer um protetor térmico? Use também o óleo de rícino no cabelo!

óleo de ojon

O óleo de ojon possui uma composição semelhante à dos lipídeos encontrados nos cabelos, e por isso pode reestruturar os fios e os lipídeos perdidos, garantindo força e resistência aos fios e reduzindo a ruptura dos cabelos. Ele também pode ser usado como protetor térmico antes do uso de secador e da chapinha.

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Use um pouco de óleo depois de passar a prancha
Depois de passar a prancha por todo o cabelo, para evitar aquele efeito nada agradável de pontas muito espigadas e ressecadas, a dica é investir em um pouquinho de óleo para que os fios fiquem ainda mais brilhosos e sedosos no final da produção.

O protetor térmico é indispensável na rotina de cuidados com o cabelo, principalmente se você é adepta de secador, chapinha ou difusor.

Qual a diferença entre protetor térmico e leave-in? Na prática, nenhuma. O protetor térmico é apenas um dos produtos que se encaixa na categoria de produtos leave-in – ou seja, que não precisam de enxágue.

1- O protetor térmico é indispensável antes do secador
Para evitar o problema, é fundamental usar um leave-in com proteção térmica antes de secar o cabelo. Assim, você evita que o calor prejudique a saúde das madeixas, especialmente se você usa o secador diariamente.