O que pode ser feito com a casca da pitaya?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Confira 5 dicas de receitas para adicionar a casca da pitaya:

  • Geleia;
  • Risoto;
  • Chá;
  • Suco;
  • Molho de pitaya.

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres. Além disso, a casca possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer.

Em um liquidificador ou processador, bata as frutas assadas até obter uma farinha homogênea. A farinha de pitaya deve ser armazenada em embalagem escura para evitar a oxidação e, preferencialmente, sem contato com ar.

Contraindicações. Não existem contraindicações para ingestão de pitaya.

Falso. A pitaia não cura a anemia em dois dias.

Para finalizar a nossa lista de possibilidades, também é possível utilizar a casca da pitaya para fazer um bom chá. Inclusive, na versão chá é possível aproveitar muito bem os benefícios que já citamos. Afinal, nas cascas dessa fruta estão concentrados elementos poderosos em efeitos antioxidantes.

A pitaya, principalmente a vermelha, possui propriedades capazes de diminuir a resistência à insulina. Isso porque é rica em fibras e antioxidantes, como a betacianina, que atuam regulando os níveis de açúcar no sangue e melhorando condições como a pré-diabetes e prevenindo o desenvolvimento da diabetes.

Se você já tiver cortado a pitaia e quiser guardá-la, remova a poupa da casca e coloque-a em um recipiente fechado ou em uma sacola de plástico. Remova o máximo de ar possível para manter a fruta fresca.

Bom funcionamento intestinal
Por possui um alto teor de fibras, a pitaya induz o bom funcionamento do intestino. Isso faz com que doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal sejam prevenidas.

Benefícios da pitaya para a digestão
A pitaya também possui alto teor de água, que está envolvida em processos vitais no nosso corpo, tais como: digestão, absorção de nutrientes, melhora da filtração renal e hidratação. Além disso, a água presente na fruta é altamente nutritiva, pois possui vitaminas e minerais.

Para manter os nutrientes, é aconselhável consumir a fruta em até uma semana. “Ingerir mais de 100 g por dia, muitas vezes, pode provocar um leve desarranjo, o ideal é comer meia pitaya ao dia”, finaliza Rosa.

Isso ocorre porque os pigmentos presentes na pitaya, as betalaínas, são eliminados pelo corpo na forma de metabólitos, que podem dar uma coloração avermelhada à urina e, em casos mais raros, às fezes.

A polpa da pitaya também pode ser usada em saladas, para preparar suco ou vitamina, geleias, sorvetes ou doces. Esta receita de sorvete de pitaya é boa para emagrecer porque não tem açúcar, e a pitaya é uma fruta com poucas calorias, que ajuda a controlar o apetite e acelera o metabolismo.

Cada uma delas com sua particularidade, de acordo com o professor: “A pitaia de casca vermelha e polpa branca e a vermelha de polpa vermelha possuem um mercado equilibrado entre si, contudo a de casca amarela e polpa branca pode apresentar tem o dobro do preço”.

Como comer a fruta pitaya
Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de pitaya, a recomendação da ingestão de frutas é entre 2 a 3 porções ao dia, o que corresponde a uma pitaya pequena, que pesa aproximadamente 200g.