O que pode ser considerado o lixo?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Lixo é todo e qualquer material considerado inútil, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, o qual precisa ser eliminado. Este lixo pode ser separado em quatro tipos: úmido, seco, verde e especial. O lixo úmido (resto de comida, guardanapo, papel toalha, papel higiênico) não é reciclável.

Classificação do Lixo
Pode ser domiciliar, industrial, hospitalar ou tecnológico. Além disso, há ainda uma divisão mais básica, em orgânico ou inorgânico. Orgânico é aquele que possui origem animal ou vegetal e inorgânico o que não possui.

Para isso, conheça abaixo 4 tipos de lixo desta categoria:

  • Restos de alimentos. A categoria de resíduos mais produzidos pela população é a de restos de comida. ...
  • Lixo de uso pessoal. ...
  • Plantas. ...
  • Dejetos.

Lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) nada mais são do que os celulares, tablets, computadores, TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras, fios, cabos, pilhas, entre outros eletrodomésticos, que estão quebrados ou não tem mais utilidade, por algum motivo.

orgânico

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

O lixo urbano é classificado em: domiciliar, industrial, hospitalar e tecnológico. Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

No caso do lixo orgânico, que representa a maior parte de todo o lixo produzido no país, a meta é alcançar 13,5% de aproveitamento em 2040. Com esse tipo de resíduo, é possível produzir adubo natural e biogás.

O lixo seco é basicamente dividido entre papéis, metais, plásticos e vidros. Por exemplo: garrafas PET, embalagens de vidro, latas de alumínio, caixas secas de papelão e mesmo materiais misturados, como as lâminas de barbear, que contêm plástico e metal.

Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.

O Lixo que não é Lixo é constituído por materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais, sucatas de fogão, de televisão, de máquina de lavar, entre outros.

O lixo é comumente chamado de resíduo sólido ou ainda de rejeito, sendo formado por um conjunto de materiais, de origem orgânica ou inorgânica, que, no geral, podem ser reaproveitados e reciclados.

Todos os materiais recicláveis precisam ser descartados limpos e secos, enquanto os rejeitos (o chamado lixo comum) devem ser destinados a aterros sanitários controlados.

Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.